Felicidade no ambiente corporativo

 

Especialista explica a importância do bem-estar da equipe às empresas

 

Aprovado no Senado, o projeto de lei que prevê a regulamentação da saúde mental nas empresas (PL 4.358/2023) reforça uma preocupação cada vez maior por parte dos líderes e gestores atuais. O texto institui as diretrizes para uma certificação oficial do governo para empresas que promovam programas de promoção da saúde emocional no ambiente de trabalho e ações de combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas.

 

Para Cris Kerr, fundadora da CKZ Diversidade - consultoria especializada com 16 anos de atuação em Inclusão & Diversidade-, este cuidado com o bem-estar por parte das lideranças das empresas é, não apenas válido, como essencial para o futuro corporativo. Afinal, a felicidade das pessoas colaboradoras não diz respeito apenas a uma ideia romantizada de que uma pessoa feliz trabalha melhor. Ela vai além e envolve o fortalecimento da cultura organizacional e a responsabilidade social da empresa, refletindo assim nos resultados financeiros.

Escritora, professora da Fundação Dom Cabral e mestra em Sustentabilidade pela FGV,  a especialista em diversidade, inclusão e relações de trabalho também compartilha algumas de suas experiências para promover a felicidade no ambiente corporativo:

 

Mudança na abordagem
Uma empresa que inicialmente tinha utilizado uma abordagem negativa focada em cobranças e pressões para melhores os resultados, acabou gerando uma onda de desmotivação na equipe, obtendo resultados abaixo do esperado para o ano seguinte. Com a mudança para uma abordagem positiva e focada na felicidade na convenção seguinte, a equipe se tornou mais motivada e engajada, recuperando os resultados, demonstrando maior produtividade e colaboração.

 

Programas de felicidade
Cada vez mais, as empresas estão incorporando programas de felicidade como parte de suas agendas, especialmente no contexto da ESG (Environmental, Social andGovernance). Esses programas não apenas melhoram o bem-estar dos colaboradores, mas também fortalecem a cultura organizacional e contribuem para a sustentabilidade do negócio, refletindo em um aumento na lucratividade.

 

Escuta ativa
A simples pergunta sobre a felicidade das equipes não garante respostas sinceras, podendo se tornar uma tarefa rotineira. É essencial escutar e tratar as pessoas de forma individual, construindo um processo diário com atenção e presença.

 

Visão e missão
As equipes precisam entender a importância do trabalho, visão e missão da empresa para valorizá-la. Criar um ambiente seguro para que as pessoas comuniquem suas dores e sentimentos pode ser um diferencial na busca pela felicidade.

 

Cris Kerr |  CEO da CKZ Diversidade | www.ckzdiversidade.com.br