Cinco atributos essenciais de um bom líder
É fundamental que ele gerencie as pessoas, o negócio e a cultura da organização
Ter uma liderança eficaz é fator-chave para o sucesso de qualquer empresa. Líderes que têm consciência da importância de realizarem a gestão das pessoas, além da gestão do negócio, é claro, são capazes de influenciar diretamente o desempenho, a motivação e a satisfação dos seus colaboradores, além do ambiente de trabalho. No entanto, para ser eficaz nesta função, é essencial que o líder gerencie as pessoas, o negócio e a cultura da organização e para isso desenvolva habilidades técnicas e comportamentais.Nesse cenário, a diretora de soluções de gente da consultoria Falconi, Ana Gusmão, lista os cinco atributos fundamentais no perfil de um líder:
1. Estipular metas alcançáveis
Um líder deve ser capaz de estabelecer objetivos realistas que motivem a sua equipe a se esforçar e se desenvolver continuamente. Além disso, definir metas alcançáveis é importante para orientar todas as atividades em direção aos objetivos organizacionais. Esses propósitos devem ser sempre mensuráveis e relevantes, proporcionando uma estrutura clara para o desempenho da organização e para os progressos individuais e coletivo.
2. Trazer resultados
Um líder eficaz não apenas define metas, mas também é capaz de liderar a sua equipe para alcançá-las. Isso envolve fornecer direção, recursos e apoio necessários para que os colaboradores realizem o seu trabalho de maneira eficiente e eficaz. Além disso, é importante que o líder seja capaz de monitorar o progresso, identificar desafios e ajustar estratégias conforme necessário para garantir a conquista dos resultados desejados.
3. Cuidar do time
Resultados são importantes. Mas um líder não se preocupa apenas com isso. O bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores também devem ser pauta diária, com a criação de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, valorização dos esforços, feedbacks construtivos, oportunidades de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, empatia, respeito e preocupação genuína pelo time.
4. Saber ouvir
A habilidade de ouvir ativamente é essencial. Isso envolve não apenas escutar o que os membros da equipe têm a dizer, mas também compreender suas preocupações, ideias e sugestões. Um líder eficaz sabe como criar um ambiente onde todos os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões e contribuir para a tomada de ações.
5. Fazer o certo de maneira certa
Todo líder precisa ser guiado por princípios éticos e valores sólidos. Isso significa tomar decisões com integridade, transparência e equidade, considerando o impacto não só em resultados da empresa, mas também no bem-estar e na moral da equipe. Um líder deve inspirar confiança, promovendo uma cultura organizacional baseada no respeito mútuo. Por trás desses atributos, está a capacidade de aliar as necessidades do negócio com as de cada pessoa do time. A verdadeira liderança vai além de simplesmente gerenciar tarefas e direcionar equipes. Cada vez mais, o desenvolvimento das pessoas deve ser uma prioridade para os gestores, porque uma equipe motivada, bem-treinada e engajada é fundamental para o sucesso e a perenidade de qualquer organização.
Sobre a Falconi
Fundada no Brasil há quatro décadas, é uma consultoria de gestão empresarial e de pessoas que usa tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes.
Ana Gusmão | diretora de soluções de gente da Consultoria Falconi | www.falconi.com