A cely, uma startup que conecta marcas e criadores, realizou seu meetup anual para discutir a importância da Black Friday no e-commerce brasileiro. O evento contou com a participação de executivos renomados do mercado, como Tato Cambraia, Head de Growth da Neotrust, parceira da E-Commerce Brasil, Renata Ellera Savassi, Coordenadora de Social & PR da Tok&Stok e Luiz André, Gerente de Marketing de Influência do Magalu, juntamente com criadores de conteúdo como Yasmin Castilho, Gabriela Ramos, Juliana Medeiros, Carol Gonzalez e Leo Horta. Eles compartilharam experiências de campanhas de sucesso na Black Friday e destacaram a crescente relevância da creator economy neste contexto.
Os painéis também contaram com a presença dos sócios da cely, Leandro Bravo e Waleska Pimenta Bueno, que juntos analisaram cases de sucesso e compartilharam dicas valiosas para o planejamento de ações relacionadas a essa data tão importante para o comércio. “Com a troca com marcas e influenciadores, ficou claro que dois pontos são essenciais para as ações de vendas com creators: cocriação e planejamento. Percebemos que os varejistas que conseguem bons resultados não estavam apenas oferecendo descontos, mas também criando conversas reais com os consumidores por meio dos criadores de conteúdo. Essa estratégia é muito rica porque conquista e fideliza clientes, e pode ser colocada em ação em 2023 e incorporada nos próximos anos”, analisa Waleska — sócia e CMO da cely.
Para pensar nas melhores formas de ter sucesso na Black Friday com o marketing de influência, os convidados do Meetup cely 2023 apresentaram dicas valiosas:
Planejamento faz toda a diferença: o planejamento é fundamental e permite transformar metas em realidade, minimizar riscos e otimizar recursos. Então, se já sabemos que a Black Friday cai toda última sexta-feira de novembro, é possível incorporar a data nos planos anuais da empresa. Dessa forma, ações de vendas, canais, influenciadores e orçamentos podem ser pensados e estruturados, além de conseguir oferecer um envolvimento real do influenciador com a marca, com tempo de inseri-la de verdade em sua rotina. Quanto mais tempo de preparação, maiores serão suas chances de sucesso!
Aprenda a conversar com o seu consumidor: criar conversas nas redes sociais não é tão simples quanto parece. Portanto, é fundamental escolher um influenciador cujos valores e público-alvo sejam condizentes com a sua marca. Isso garante a autenticidade do conteúdo, que terá repercussão positiva e natural entre os seguidores do influenciador, aumentando assim a probabilidade de engajamento e vendas.
Saia do lugar comum e ouse: pode parecer clichê, mas quando falamos de marketing digital é importante pensar fora da caixa. As plataformas digitais oferecem muitas possibilidades de formatos e interações com os usuários. Aproveite a singularidade de cada rede social e dos creators e pense em diferentes possibilidades de conteúdo. Aqui falamos da diversidade de perfis e também do conteúdo. A colaboração entre marcas e criadores de conteúdo requer sinergia e cocriação para alcançar os resultados desejados.
Procure as últimas notícias e tendências ao seu redor: em um mundo em constante evolução, compreender as tendências do mercado é uma parte importante da estratégia de negócios de qualquer empresa. Fique de olho nas novidades do seu nicho e nos concorrentes. Dê um passo além e busque inspiração e novidades em outros players do mercado.