A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos completou 103 anos de atuação em prol do empreendedorismo regional na última quarta-feira, 18. A comemoração com associados e comunidade será no próximo dia 25, a partir das 11h, no Centro de Eventos do Swan Tower Novo Hamburgo, com a diplomação da nova diretoria para o biênio 2024-2025. Serão diplomados o presidente eleito, Robinson Oscar Klein, os membros do conselho fiscal e os vice-presidentes. A programação do evento inclui palestra de William Ling, presidente do Conselho de Administração da Évora S.A. e diretor do Instituto Ling.
A ACI foi fundada em 18 de outubro de 1920, por um grupo de comerciantes do então segundo distrito de São Leopoldo. Ao longo de anos e décadas seguintes, registrou grande transformação física, institucional e de representatividade. E teve participação destacada no desenvolvimento econômico do Vale do Sinos e das empresas associadas.
Atualmente, congrega cerca de 1.100 empresas, localizadas em 49 municípios de sete estados brasileiros, às quais disponibiliza mais de uma dezena de produtos e serviços. Microempreendedores Individuais, micro, pequenas, médias, grandes empresas e startups têm à disposição ferramenta de consulta e análise de crédito, planos de saúde empresariais, plataforma on-line para recrutamento de talentos, programa de microcrédito, grupo de investimentos em startups, nova versão do Cadastro do Comércio de Calçados – 3C, certificado de origem, atendimento jurídico, capacitação empresarial, descontos em instituições de ensino, guia de descontos, locação de salas e escritório da Junta Comercial, entre outras soluções que facilitam as atividades das empresas e potencializam negócios.
“Em breve, novas opções serão apresentadas para proporcionar benefícios adicionais ao nosso quadro social”, informa o presidente Diogo Leuck. O dirigente comanda uma estrutura operacional formada por 15 vice-presidências e 13 comitês (totalizando mais de 200 voluntários dedicados à causa do associativismo e do empreendedorismo), além de diretoria executiva, assessorias executiva, jurídicas e de imprensa, gerências comercial e de relacionamento e 24 colaboradores.
A entidade também atua junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A defesa dos interesses das empresas associadas visa a estimular o crescimento em níveis econômico e social e gerar inovação e desenvolvimento. A atuação também compreende parcerias e eventos para oferecer aos associados, além de ferramentas que propiciem a geração de negócios, oportunidades de qualificação e acesso a informações relacionadas aos segmentos em que atuam.