Praticidade e rapidez na hora de pagar as compras faz toda a diferença para fidelizar e conquistar novos consumidores. Com isso, especialistas apontam que diversificar as opções de cobranças e apostar em pagamentos instantâneos é uma das principais estratégias para ampliar as vendas de final de ano. Um exemplo é a preferência dos brasileiros por pagamento via PIX, que ultrapassou o cartão de crédito no 2ª trimestre.
Foram mais de 5,4 bilhões de transações realizadas via PIX, um aumento de 27% que corresponde a R$ 76,9 trilhões – equivalente a nove vezes o PIB nacional – enquanto os pagamentos com cartão de crédito somaram R$ 4 bi e as compras no débito 3,8 bi, segundo a recente publicação Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões do Brasil divulgada pelo Banco Central. A modalidade deve ganhar em breve novas funções, como o PIX garantido e o PIX internacional.
“É muito importante que os comércios eletrônicos tenham uma gama de meios de pagamento diversificada, dando ao consumidor possibilidades de escolher qual o meio de pagamento mais conveniente na hora da compra, além de evitar o abandono de carrinho e ampliar as chances de conversão”, explica Fernanda Zago, especialista em meios de pagamentos e CEO da WePayments, fintech especialista em pagamentos instantâneos e cross border de altos volumes.
PIX x Boleto
Atenta às tendências do mercado nacional e internacional, a fintech implantou o processamento por PIX já em novembro de 2020 e, logo nos primeiros meses, notou a migração dos pagamentos de seus clientes para terceiros feitos via TED ou boleto para o PIX. “Hoje processamos mais de um milhão de pagamentos por mês, dos quais 98% deles são feitos via PIX, inclusive notamos um aumento de mais de 50% no número de pagamentos via chave-pix, que antes eram realizados para agência e conta”, explica Fernanda.
Até mesmo o setor de Educação, onde predomina a emissão de boletos para pagamento de mensalidade, tem se rendido ao PIX. Nos dois últimos meses, a WePayments notou um crescimento de 40% nos pagamentos realizados via PIX por seus clientes, uma mudança significativa no tradicional método de cobrança das instituições de ensino.
A fintech também registrou um crescimento expressivo nas transações via PIX no último ano, com 5600% de aumento no TPV (volume total de pagamentos) e 2500% no volume transacionado. Com clientes como Decolar.com, Cornershop, Transaméricas, Rana Express, Speedy, entre outros, a WePayments já processou mais de R$ 4 bilhões em pagamentos.
A WePayments é uma fintech de pagamentos instantâneos e cross-border especializada em processamentos de altos volumes. A empresa atua no mercado brasileiro e internacional desde 2019, facilitando os processos de compras, pagamentos e cobranças em nome de terceiros e otimizando a complexidade dessas transações de forma transparente, segura e rastreável.