Você sabia que o Mercado Livre recebe 483 visitas por segundo? E que 160 transações também são feitas por segundo? Agora, imagine que todo esse potencial está à disposição de qualquer marca ou pessoa que queira vender o seus produtos. Essa é a história de uma empresa que passou de um status de desconfiança, para se tornar uma das empresas mais amadas do Brasil.
A palestra “Dê o primeiro passo! Como começar a vender online e multiplicar suas vendas?” apresentada no Espaço 100% Varejo, por André Santos, embaixador da comunidade de Vendedores no Mercado Livre, e Viviane Tocegui, Supervisora de moda da empresa, mostrou dados impressionantes durante a Francal Ablac Show – que ocorre em São Paulo até esta quarta-feira – sobre o crescimento e posicionamento da marca no Brasil.
Com o crescimento exponencial, a empresa criou seu próprio centro de logística. Além de centenas de aviões, o Mercado Livre conta com 3 mil carretas e 14 mil vans espalhadas pelo BrasIl.
E para quem é do mercado calçadista, eles alertaram: a categoria de moda foi a que mais atraiu novos compradores e dentro dessa categoria, a subcategoria de calçados é uma das mais relevantes em buscas. Melhor do que isso, Viviane esclareceu que 90% das buscas são genéricas, por exemplo, os clientes não buscam por um “tênis nike”, mas sim por “tênis”, o que mostra que é a credibilidade do “Merli” – como eles chamam carinhosa a empresa, que dita o caminho da busca por produto, porque ele está em busca de novidades, de oportunidade. E o vendedor tem a chance de se comunicar com esse possível novo cliente e mostrar o seu diferencial.
Entre os produtos da categoria, os sapatos ocupam o primeiro lugar na busca, seguido das calças e das camisetas. Só para que se tenha uma ideia do potencial de vendas, a moda representa 1,5 bi de visitas na plataforma.
Mas eles também entendem e alertam que não basta anunciar e depender das buscas orgânicas, é preciso ter estratégias. Não à toa, o Mercado Livre criou uma série de campanhas como a Semana da Moda e o Fashion Trends, além de iniciativas para educar os novos vendedores e potencializar os ganhos dos veteranos, são elas: Vende Mais – curso totalmente gratuíto, que ensina os primeiros passos para começar a vender no Mercado Livre; Conect – curso para quem já é vendedor que faturam até R$100 mil por mês, Acelera – para quem quer começar a vender com todo o suporte que a loja precisa, Brigada – assessoria exclusiva para quem vende acima de R$100 mil e o Brigada Shops – a loja virtual que vai ajudar a personalizar cada novo usuário a criar a sua própria loja online.