As vendas estão mais ligadas ao produto do que à eficiência dos vendedores. Por isso a importância da gestão de categorias de produtos. A conclusão é da professora do Istituto Europeo di Design – IED, Ingrid Pergentino, que falou sobre “Gestão de Categorias de Produtos e seu Impacto nas Vendas”, no Espaço 100% Varejo, durante aFrancal Ablac Show.
“Não adianta ter uma equipe incrível e não ter os produtos do modo como o cliente precisa, o número, o tamanho” disse Ingrid, destacando que o segredo está na organização dentro dos bastidores. “É preciso agrupar os produtos de forma a atender os hábitos de compra dos consumidores”.
Essa gestão é um procedimento da comunicação e parceria entre a indústria e o varejo com o objetivo de mapear e definir categorias de todos os produtos, tratando-as de modo estratégico.
Segundo a especialista, essa iniciativa surgiu nos supermercados, que dividiram os produtos em categorias como higiene, limpeza, perecíveis, frios, entre outros produtos, disponibilizando tudo de acordo com sua importância. “É importante lembrar que o método é uma prática de Trade Marketing, onde o principal objetivo é ampliar a experiência de compra dos consumidores. Isso só acontece ao trabalhar com uma ferramenta capaz de facilitar a visibilidade do consumo, assim como a solução do sistema da Vércer, que torna a performance de cada etapa mais assertiva”, esclarece Pergentino.