O estudo Pulso de Natal 2021, realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e pela Score Group – empresa de data retail e shopper experience da B&Partners, com mais de 1.600 brasileiros nas principais capitais do país, mostra que mais da metade da população (56%) vai gastar dinheiro com presentes de Natal.
No top 3 dos presentes mais procurados, estão, respectivamente, roupas e acessórios (69%), brinquedos (44%) e perfumes e Cosméticos (38%). Os presenteados também foram mencionados no estudo, e quase há um empate entre os pais (44%), filhos (41%) e os próprios compradores (36%).
Natal vai pesar no bolso?
O investimento em presentes varia bastante, segundo o estudo. 19% dos consumidores farão suas compras gastando entre R$250 e 500, 17% entre R$50 e R$150 e outros 17% entre R$150 e R$250. Os valores entre R$500 e R$1000 foram mencionados apenas por 13% dos brasileiros; Uma minoria de 7% vai gastar mais de R$1.000 nas compras e outra pequena parcela, de 6%, pretende gastar até R$50.
No crédito ou à vista?
Com mais opções de pagamento, 41% pretendem usar o parcelamento por cartão de crédito, enquanto 22% pagarão por cartão de crédito, sem parcelar. As compras à vista foram indicadas por 27% no débito; 20% em dinheiro, além da preferência de pagamento via PIX (13%), boletos (3%); transferências bancárias (1%) e carnês (1%).
Compras por um click ou andando por aí?
Aquela sensação de ir ao shopping, lojas no bairro, em clima natalino, e sair com muitas sacolas, prevalece. “Com maior flexibilização e retorno às atividades, as compras presenciais voltaram à rotina dos brasileiros. Se somadas as intenções de compras em lojas de rua e shopping center, tem-se 77% da população com o desejo de realizar suas compras no presencial”, analisa Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou. E o hábito de realizar comprinhas online pelo celular ou pelo computador, permanece. “47% dos brasileiros vão às compras sem sair de casa, optando por e-commerces que tenham especialmente boas condições de entrega”, acrescenta Ligia.
Comemoração presencial
“A pandemia impactou demais as comemorações de 2020, e este ano, com a vacinação em massa, definitivamente a maior mudança percebida é a possibilidade de comemorar pessoalmente com amigos e família. Observamos que para quase metade dos brasileiros, (45%) a ocasião é um momento especial para estar com a família e 39% tem a data como um momento religioso importante, mesmo que para 21% o Natal seja apenas uma data de varejo”, finaliza Ligia.