Pioneira na concessão de crédito e com a menor prestação do Brasil, a rede fluminense de lojas Mirella Calçados reduziu em 80% a taxa de inadimplência dos seus clientes entre setembro e dezembro de 2020, após começar a utilizar o Credit Score, funcionalidade do SetaERP, solução voltada para lojas de calçados, da Linx, líder em tecnologia para o varejo. Após sucesso no crediário, a rede de calçados decidiu investir em campanhas segmentadas por meio de outra ferramenta do SetaERP, o Motor de Relacionamento, e obteve aumento de 41% nas vendas entre janeiro e agosto deste ano.
Com o abre e fecha das lojas físicas durante a pandemia, muitos varejistas sentiram fortemente o impacto no caixa, principalmente aqueles que trabalham com concessão de crédito. Segundo dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no final de julho, 39,3% da população com idade entre 18 e 95 anos estavam inadimplentes.
Com a rede Mirella Calçados não foi diferente. No auge da pandemia, em julho de 2020, a taxa de inadimplência da rede chegou ao patamar de 15%. “Considerando que 70% do faturamento da nossa rede vêm do crediário, estávamos em um momento delicado e precisávamos agir. Foi então que o Credit Score surgiu e, em apenas três meses, fomos de 15% a 3% de inadimplência”, relata Andreia Leal, diretora da rede Mirella Calçados.
A marca, com a sua expertise em gestão de crédito, e o SetaERP, com suas funcionalidades para crediário, implementaram a quatro mãos o Credit Score, que utiliza variáveis relevantes e possibilita uma análise inteligente de crédito, super ágil e automática. “Como a ferramenta é integrada ao crediário da loja, é possível ter todo o histórico do cliente, seu perfil de compra, e todos os dados necessários para a concessão de crédito”, diz Rafael Reolon, diretor do segmento de calçados da Linx.
O executivo acrescenta que o cliente do crediário geralmente é um consumidor fidelizado ou com potencial para ser. “O cliente só decide fazer um cartão de uma loja quando enxerga benefício nela. Este é um passo essencial para fidelização: proporcionar benefícios ao consumidor. Contar com uma solução de gestão que ajude a identificar e acompanhar resultados dessas ações e campanhas segmentadas é um ponto importantíssimo para este varejista que quer reter o cliente e/ou aumentar suas vendas”.
Motor de Relacionamento do SetaERP
Compartilhando da mesma visão, a rede Mirella Calçados passou a utilizar o Motor de Relacionamento do SetaERP para reter e engajar clientes. A funcionalidade permite compreender o comportamento do consumidor e, a partir disso, criar campanhas direcionadas, que podem ser enviadas via SMS ou WhatsApp, diretamente do CRM da solução. O resultado foi o aumento de 41% nas vendas de janeiro a agosto.
“Com o reaquecimento do comércio físico, nós investimos em campanhas personalizadas para chamar nossos clientes novamente às lojas. Fizemos promoções, descontos, tudo com base nos relatórios que a solução proporciona e que são extremamente eficientes para uma estratégia de vendas focada no cliente. A exemplo, a nossa liquidação que antes era de 45 dias passou para duas semanas e continua sendo um sucesso”, afirma Leal.
Além disso, a diretora da rede relata ter havido um crescimento aproximado de 27,5% no tíquete médio e 24,5% no P.A (peças por atendimento), em relação ao período no qual ainda não utilizava a solução SetaERP (2017).
A rede Mirella Calçados tem mais de 30 anos de varejo, oito lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro e está com a Linx desde 2018. Com o sucesso na utilização do sistema SetaERP, Andreia já planeja os próximos passos. “Nós vamos continuar nos aproximando cada vez mais do cliente, buscando atender ao que ele quer e, neste momento, entendemos que o caminho é o e-commerce. Vamos fortalecer a empresa neste sentido, para ofertar toda a praticidade da compra on-line ao nosso consumidor, isso junto com a Linx, sem dúvidas”, finaliza.