A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) anunciou, no último dia 19, a intenção de realizar sua própria feira calçadista em 2023. Em comunicado aos associados, a entidade argumenta que, após ouvir varejo e indústria sobre feiras físicas calçadistas no período pós-pandemia, somado à percepção de esvaziamento das mostras nacionais, observou-se a necessidade de redefinir a dinâmica das feiras brasileiras de calçados.
“Entre os resultados do levantamento, está a necessidade de otimização dos investimentos, com a realização de apenas duas – e não mais quatro feiras de âmbito nacional – por ano, alinhadas a práticas internacionais de mercado, nas quais as mostras são coordenadas pela entidade representativa do setor”, diz a nota assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Caetano Bianco Neto, e pelo presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira.
Fortalecimento da cadeia produtiva
A Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) diz que a união da indústria e do varejo é benéfica ao setor e informa que pode vir a apoiar a realização da nova feira. “Entendemos que a demanda de feiras existe e as duas entidades podem, sim, em comum acordo, fazer um grande evento que possa, de fato, contribuir bastante para o setor calçadista. Não existe venda sem ter quem produza e não existe produção sem ter quem venda. A cadeia precisa ser fortalecida, pois vem sendo depreciada ao longo dos últimos dez anos. Temos certeza de que este é um movimento interessante e que pode agregar valor ao setor, que voltou a crescer no último trimestre, retoma números próximos aos de 2019 e tem tudo para fazer um bom 2022. A Ablac, pelo excelente relacionamento que tem com a Abicalçados, está pronta para ouvir e contribuir consideravelmente com essa ação”, afirma o presidente da Ablac, Marcone Tavares.