Ainda não completou um ano de operação, mas o PIX já é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, atrás apenas do dinheiro, segundo dados da CNDL/SPC Brasil. O sistema, ativo desde novembro do ano passado, superou os cartões de crédito e débito devido a sua praticidade e à rapidez das transferências.
De acordo com o Banco Central, até julho, foram feitas mais de 96,3 milhões de transferências de pessoas físicas. Os números entre pessoas jurídicas ainda são menores, porém há uma estimativa de crescimento nos próximos meses em virtude das datas festivas do segundo semestre.
A pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil mostra que as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são: dinheiro (71%), PIX (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%). Nas compras em lojas físicas, cartão de débito (32%), cartão de crédito (30%) e dinheiro (25%) são os meios mais utilizados. Já o cartão de crédito é o preferido nos pagamentos de compra online (52%). O dinheiro é o meio mais utilizado para pagamentos de contas de consumo (32%). A pesquisa mostra ainda que lojas físicas recebem a maior parte do pagamento à vista (66%) e as lojas online a prazo (53%).
Instantaneidade, rapidez e gratuidade
O atributo da instantaneidade foi o mais citado pelos participantes da pesquisa: 62% responderam que o valor é transferido na hora. Outra vantagem reconhecida pelos usuários do PIX foi a gratuidade de taxas e tarifas, citada por 42%. A aceitação nos estabelecimentos foi menos citada: 15%.
Tomando o lugar das TEDs e dos DOCs, velhos conhecidos dos correntistas brasileiros, o tipo mais citado de pagamento através de PIX, segundo a pesquisa, é a transferência de saldos para amigos e parentes: 88% citaram esta finalidade. Os usuários da novidade também destacaram o pagamento de serviços, compras pela internet, compras de alimentos, restaurantes e consultas médicas.
De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados relataram mudanças nas formas de pagamento em decorrência da pandemia, sendo que 45% passaram a fazer mais pagamentos de forma online (incluindo transferências e PIX).
Considerando os consumidores que costumam utilizar cartões e carteiras digitais, seja cartão de crédito, cartão de débito, Paypal, Pag Seguro, Moip, Pic Pay, Mercado Pago, Samsung Pay, Apple Pay etc, mais da metade (59%) já fez pagamentos por aproximação devido à rapidez e praticidade.
Pagamento por QR Code
Outra novidade nos meios de pagamento é o uso de QR Codes. Segundo a pesquisa, 18% dos internautas mencionaram o costume de usar essa modalidade. Entre estes consumidores, a rapidez e a praticidade foram os motivos mais apontados para o uso, citadas por 63%.
Além destes, 31% indicaram a alta aceitação nos estabelecimentos e 31% mencionaram a possibilidade de evitar a digitação na maquininha de cartão. Evitar o contato com o dinheiro (26%) e, mais especificamente, evitar a contaminação com Covid (22%) também foram motivos destacados.