Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Riachuelo utiliza carros elétricos nas entregas da Grande...
Di Santinni abrirá 15 franquias ainda em 2022...
Vendas do comércio têm a alta mais expressiva...
Novo conceito de loja da Bibi será apresentado...
Ecomoda, sistema de gestão para varejo da moda,...
Pedidos com Pix batem recorde e chegam a...
Vendas do comércio no Dia dos Namorados crescem...
Dia dos Namorados: quatro dicas para aprimorar a...
Grupo Paquetá vende rede de lojas Esposende para...
Varejo de calçados prevê comprar 80% do estoque...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Seis meses de Pix: o que aconteceu e o que podemos esperar?

17/06/2021

Em meses, o Pix transformou o mercado financeiro no país. A modalidade já é um sucesso entre os brasileiros, devido a sua facilidade, rapidez, e gratuidade. Cerca de 73% dos donos de smartphones já utilizaram o Pix, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de abril de 2021.

No início, o Pix levantou um questionamento quanto a sua eficiência e segurança. Os tópicos foram prontamente rebatidos pelo Banco Central e as instituições financeiras mais tradicionais, que fizeram um trabalho de eliminação de notícias falsas para que a tecnologia caísse, de vez, nas graças do povo. Hoje é mais que perceptível que esse trabalho funcionou, pois o Pix é um sucesso. De acordo com o BC, mais de R$321 milhões de reais foram movimentados através do Pix, apenas em abril de 2021.

Apesar da utilização do Pix ser maior entre pessoas físicas, aos poucos percebemos um aumento na adoção do método de pagamento instantâneo também no comércio. O Pix deixou de ser exclusivamente uma forma das pessoas transferirem dinheiro umas para as outras. Alguns comércios começaram a se movimentar para não ficar para trás, incluindo a tecnologia em suas formas de pagamento. De acordo com um levantamento da consultoria Gmattos, o Pix já estava disponível em março como forma de pagamento no comércio eletrônico em 25,4% das lojas. Em janeiro, este percentual era de 16,9%.

Os dados do Banco Central comprovam como o Pix é grandioso e os números positivos relacionados a ele só crescem. Em novembro de 2020, existiam mais de 95 milhões de chaves ativas. Já em abril de 2021, esse número saltou para além de 230 milhões. No seu mês de lançamento, o Pix comportou cerca de 33 milhões de transações. Em abril deste ano, o número quase alcançou a casa dos 500 milhões.

Mas, assim como todo método de pagamento, o Pix também foi alvo de fraudes. Um dos métodos mais usados pelos golpistas é usar dados pessoais das vítimas para criar chaves falsas. Golpistas também se passaram por um conhecido da vítima ou até mesmo um comerciante e enviaram códigos de transferências – um QR Code ou uma chave de Pix falsa – que direcionava o pagamento para a conta do estelionatário. Ou seja, a engenharia social ainda é problemática, mesmo quando se trata de um método de pagamento inovador como o Pix. Por isso, educar a população a respeito de fraudes ainda é o melhor caminho para evitar que os golpistas tenham sucesso.

O Pix também já alcançou alguns e-commerces em operação no Brasil. A Submarino e a Americanas passaram a aceitar o Pix como forma de pagamento instantânea ainda em 2020. Tenho certeza de que a adoção do Pix no comércio eletrônico será ainda mais expressiva, representando um grande avanço para o setor de compras online no Brasil.

Por fim, é preciso reconhecer que o Pix fez mais do que o esperado em menos de um ano de lançamento e que está caminhando para se tornar uma plataforma de pagamento completa e amplamente utilizada no Brasil. O Banco Central acertou em sua criação, e possibilidades com o meio de pagamento instantâneo são animadoras. Anseio em ver o que o Pix ainda pode nos oferecer.

* Ralf Germer – CEO e cofundador da PagBrasil, fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo.

Seis meses de Pix: o que aconteceu e o que podemos esperar? was last modified: junho 17th, 2021 by Ablac
0
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Setor de cartão de crédito propõe fim...

30/01/2018

BConnected, evento online e gratuito de potencialização...

21/09/2020

Setor calçadista terá retomada moderada em 2021,...

27/06/2020

Nova Azul Calçados em Valinhos oferece inovações...

15/02/2018

Tecnologia e desenvolvimento do varejo em pauta

24/05/2018

Prorrogação da quarentena mantém lojas fechadas em...

02/05/2020

15 mil lojas de shoppings não devem...

26/05/2020

Alto verão é destaque na Couromoda Digital

19/08/2021

Sete conselhos de Luiza Trajano para micro...

04/02/2021

Confiança do empresário do comércio cresce 11,5%...

25/08/2020



Agenda

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

SICC 2023
Data: 22 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889


Topo