Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Principais dificuldades dos lojistas brasileiros em 2020 (e...
Como manter o relacionamento com os clientes mesmo...
Rio Grande do Sul terá laboratório de inovação...
SICC anuncia cancelamento da edição de 2021
Mesmo com auxílio emergencial, restrições farão varejo paulista...
Evidências mostram que os pagamentos móveis só vão...
Projeto Couromoda O Ano Todo é apresentado ao...
A importância da identidade visual para pequenas e...
Treinar a forma de sentir para lidar melhor...
Lockdown, aumento do ICMS e manutenção do IPTU...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

A importância da identidade visual para pequenas e médias empresas

06/04/2021

Uma identidade visual profissional não deve ser exclusividade de grandes negócios. Pequenas e médias empresas – inclusive do varejo – também devem buscar se diferenciar dentro do seu segmento. É o que afirma Dênis Costa, que dirige a Sollide Logo e é especialista na criação de logotipo para PME com foco na diferenciação e no posicionamento. Para o especialista, um dos primeiros passos – se não for primeiro – de qualquer pequena empresa é investir na identidade visual.

Para tanto, é preciso elaborar um logotipo junto dos itens de papelaria que reflitam a essência do negócio, uma marca que demonstre seu posicionamento e que se diferencie da concorrência.

A identidade visual consiste na forma como o nome da empresa aparece nos mais diversos tipos de materiais, inclusive nas mídias online. É importante que siga um padrão, pois quando a marca for vista, independentemente do local, será memorizada com facilidade. Esse cuidado oferece muitos benefícios:

• A empresa se posiciona no mercado
• Consumidores se identificam com a marca
• A marca começa a ganhar notoriedade
• Maior lucratividade para a empresa
• Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Seu negócio se posiciona no mercado

A identidade visual é importante porque ajuda a empresa a se posicionar no mercado. Ou seja, sua marca não é uma no meio de tantas outras, mas é uma empresa posicionada em seu nicho de mercado que deixa claro qual seu diferencial competitivo e busca satisfazer os anseios de um público específico. Isso permite que pequenas e médias empresas consolidem o seu posicionamento, ao mostrar um alto nível de profissionalismo como qualquer grande negócio.

Consumidores se identificam com a marca

Quando uma identidade visual é elaborada com profissionalismo, ela consegue estreitar o relacionamento com o seu público-alvo. Em outras palavras, ela cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca. Com isso, a empresa atrai e conquista o seu público, além de aumentar as chances de fidelizá-lo. O resultado é uma maior conversão de vendas e o aumento da propaganda boca a boca.

A marca começa a ganhar notoriedade

Quando sua marca começa a ser reconhecida com facilidade, seu negócio entra em um espiral de sucesso, que traz para si uma notoriedade inigualável. Afinal, quando se cria um logotipo e os demais elementos que formam a identidade visual, o principal objetivo é que esta marca seja facilmente identificada pelo público-alvo da empresa.
Isso deve acontecer em qualquer meio online ou offline onde a marca aparecer. Quando a identidade visual é bem elaborada, cada vez mais, ela se fixa na mente do consumidor. Assim, quando ele precisar de um produto ou serviço, é da sua marca que ele vai lembrar.

Dessa forma, a identidade visual é essencial para fortalecer a marca e possibilitar que a empresa se fixe no seu segmento de mercado. Mesmo tendo grandes empresas como concorrentes, com a identidade visual certa, pequenos e médios negócios possuem chances concretas de se destacar.

Maior lucratividade para a empresa

A identidade visual da empresa contribui com a lucratividade do negócio. Isso acontece, porque o reconhecimento e a aproximação que a marca traz garante um maior volume de vendas. É importante lembrar que um ótimo produto, sem uma marca forte, não é nada. Como Al Ries & Jack Trout disseram em seu livro sobre Posicionamento “Não existe uma segunda chance de se causar uma boa primeira impressão”.

Facilidade da marca se adaptar às mudanças

Quando uma marca é forte e bem posicionada, ela pode mudar sem medo de perder sua clientela. No entanto, essa mudança deve ser assertiva, de modo que contribua com a inovação da marca e mostre que a empresa está acompanhando novas tendências. E claro, as mudanças devem ser feitas sem prejudicar a credibilidade até então conquistada do seu público.

A importância da identidade visual para pequenas e médias empresas was last modified: abril 6th, 2021 by Ablac
0
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Empresas calçadistas anunciam demissões de funcionários

20/03/2020

BConnected, evento online e gratuito de potencialização...

21/09/2020

Vestuário e calçados colaboram para alta no...

19/06/2019

Omnichannel: empodere o seu cliente e aumente...

18/05/2019

Mudanças na compra de vestuário: preço é...

25/09/2019

Dicas práticas para reuniões de análise de...

04/09/2017

Em tempos de rede social, sua loja...

14/09/2020

Marketplaces se tornam principal canal de venda...

11/04/2019

Trabalho temporário ou intermitente: saiba as vantagens...

18/11/2019

Mesmo com auxílio emergencial, restrições farão varejo...

07/04/2021



Agenda

Francal 52ª Ablac Show
Data: 11 a 13 de agosto de 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2022
Data: 18 a 20 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo