Para o varejo, o Natal já chegou, lojas físicas e virtuais estão trabalhando a todo o vapor. O grande desafio é receber os pedidos e entregá-los num curto prazo, atendendo às expectativas dos clientes e oferecendo uma experiência de compra positiva não importa o canal escolhido.
Os comerciantes têm ainda mais um desafio este ano: garantir o distanciamento social entre seus consumidores, vendedores e equipes de estoque e logística. Segundo a 13ª Pesquisa Anual sobre o Panorama dos Consumidores, da Zebra Technologies, a desinfecção dos espaços e o contato com outras pessoas nas lojas é uma preocupação para 84% dos compradores latino-americanos.
Para garantir agilidade e segurança, é imprescindível uma operação mais eficiente, baseada em dados, previsibilidade e na capacidade de saber em tempo real a exata localização das mercadorias. Isso é possível por meio da colaboração de tecnologias que conectam pessoas e objetos. As soluções de automação móveis, garantem processos precisos dando autonomia e produtividade aos colaboradores.
Confira mais detalhes sobre essas tecnologias que lojas e e-commerces estão usando para garantir maiores vendas e satisfação do cliente durante o Natal:
Sensores
O uso de sensores em produtos e nos centros de distribuição ajudam os varejistas a saberem exatamente os níveis de estoque e a localização de cada item em tempo real. Também facilitam a gestão do inventário e a montagem de pacotes, garantindo uma integração completa das operações de todas as unidades de uma loja e do seu comércio eletrônico.
Ter amplo conhecimento e controle do estoque é chave para ter clientes mais satisfeitos.
Dispositivos Móveis
Junto com os sensores, smartphones e tablets criados especialmente para o varejo garantem mais visibilidade da operação. Os dados coletados pelos sensores estão à disposição da equipe, que toma decisões mais precisas e realiza tarefas de maneira mais acertivas.
Para clientes, a tecnologia está presente nos terminais de auto-atendimento, que já estão de popularizando no Brasil. Mais de 70% dos consumidores afirmam que essas soluções melhoram a experiência de compra. Já os vendedores usam os devices para consultar o estoque sem ter que se locomover, verificando informações sobre produtos e concluindo vendas fora do caixa. Eles ainda oferecem melhores condições para a manutenção do distanciamento social, mantendo clientes e vendedores seguros.
Códigos RFID, scanners e impressoras
Possibilitam que lojas e depósitos façam inventários de todo o estoque em poucos minutos, contribuindo para um fluxo de trabalho mais preciso. A mesma tecnologia também é usada para identificar pacotes que serão despachados até as residências dos consumidores, rastreando todo o caminho do pedido e mantendo tanto o varejista quanto o cliente informados. Impressoras móveis, podem imprimir as etiquetas com os códigos de maneira rápida e descentralizada, garantindo que todos os itens estejam identificados e não fiquem perdidos no estoque.
Cobots e soluções de automação inteligentes
Os cobots, ou robôs colaborativos, foram criados para executar tarefas simples e interagir com os humanos, e já estão sendo usados no varejo dos Estados Unidos e de alguns países latino-americanos. Eles são úteis tanto na frente da loja quanto nos estoques, localizando e transportando produtos até a estação de empacotamento. O uso de cobots deixa os profissionais livres para trabalhos mais estratégicos e, em tempos de distanciamento social, minimiza o número de pessoas no mesmo espaço.
“A pandemia acelerou os investimentos de varejistas latino-americanos em tecnologia em 72%. A adoção dessas soluções será ainda maior nos próximos meses. Com fluxos e tomadas de decisões mais rápidos e assertivos, lojas físicas e online estarão preparadas para reagirem rapidamente a qualquer tipo de demanda, garantindo atendimento com qualidade e velocidade mesmo em momentos de pico de vendas como o Natal”, indica o presidente da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira.