Calçados Beira Rio S.A conquistou, pela quarta vez consecutiva, o prêmio de Melhor e Maior empresa do segmento têxtil/calçadista da revista Exame. Desde 2017, a companhia calçadista gaúcha vem angariando a honraria máxima – aliás, um tetracampeonato inédito na categoria -, evidenciando ao mercado que, investir na formação de alta liderança de seus colaboradores é um dos seus principais ativos.
Com capital e estrutura fabril 100% brasileiros, a empresa conta com um moderno Centro de Desenvolvimento e uma filial em Novo Hamburgo e 10 unidades fabris localizadas nas cidades gaúchas de Igrejinha, Sapiranga, Osório, Teutônia, Candelária, Roca Sales e Santa Clara do Sul. É através dessas fábricas que a companhia distribui suas oito marcas: Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Actvitta e BR Sport para mais de 26 mil clientes no Brasil e no mundo.
Além da presença e da capilaridade maciça no mercado brasileiro do varejo, com prevalência das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, a Calçados Beira Rio S.A mantém seu plano de expansão no mercado global, sendo que sua atuação, em 2019, na América do Sul e América Central alcançou a totalidade dos países.
Evolução do faturamento e lucro nos últimos anos:
*Em reais
MÊS/ANO ………. Faturamento bruto …. Diferença ……… Resultado ………….. Diferença
2013 ……………… 1.770.881.141,61 …… NC ……………… 143.830.623,54 …….. NC
2014 ……………… 1.908.257.945,33 …… 8% ……………….. 157.538.275,51 ……. 10%
2015 ……………… 2.290.085.119,57 …… 20% ……………… 230.897.561,69 …….. 47%
2016 ……………… 2.678.642.720,33 …… 17% ……………… 246.736.474,71 …….. 7%
2017 ……………… 3.121.443.422,04 …… 17% ……………… 310.214.264,63 …….. 26%
2018 ……………… 3.503.224.099,13 …… 12% ……………… 345.818.082,57 …….. 11%
2019 ……………… 3.696.590.871,76 ……. 6% ………………. 398.442.328,05 …….. 15%
Evolução da produção nos últimos anos:
* Em pares e % de aumento
2013 = 58.698.955 = 29,67%
2014 = 64.149.520 = 9,29%
2015 = 74.356.537 = 15,91%
2016 = 85.224.923 = 14,62%
2017 = 96.987.088 = 13,80%
2018 = 107.862.436 = 11,21%
2019 = 116.441.086 = 7,95%
Número de funcionários: 10.414
Programa Conquistando a Perfeição
Com método próprio e inovador, é a força motriz que conduz à construção de estratégias vencedoras da empresa. Com seus módulos mensais e conteúdo dedicado a desenvolver o protagonismo profissional, ativados nos 19 setores que compõem o organograma empresarial, a Calçados Beira Rio S.A persegue a excelência. Traduzindo em números, os módulos de formação do programa Conquistando a Perfeição detectaram uma média mensal de 6 mil pontos de melhoria, entre todos os departamentos, em processos de trabalho ativos. Ou seja, uma ferramenta inteligente que fomenta a condição de empresa viva, que não hesita em rever e realinhar práticas e de fazer hoje melhor do que foi feito ontem.
Formação de lideranças e visão empresarial humanista
Para a Calçados Beira Rio S.A, é consenso fundamentado que instrumentar suas lideranças internas e capacitá-las com uma visão empresarial humanista é fator determinante para que uma trajetória pessoal ou profissional, seja construtiva e vencedora. Por isso, o estímulo ao conhecimento é continuado e assistido. O apoio e o suporte acadêmico de todos os gestores da companhia, bem como aos fornecedores e clientes, é coordenado pela Antonio Meneghetti Faculdade, localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Com cursos e MBA´s dedicados à alta formação de liderança empresarial, além de experiências imersivas onde habilidades mercadológicas, humanísticas, culturais e artísticas são amplificadas, perfilando a inteligência superior que dota os líderes contemporâneos.
Liderança na moda
Para atingir os índices de expansão apresentados, no volume de pares ou no faturamento, houve muito trabalho, resiliência e movimentação contínua em todas as áreas do negócio. E essa atmosfera gerou novos serviços – como o BR Poste Fácil, aplicativo que facilita a presença digital de pequenos e médios lojistas -, além de produtos diferenciados no mercado, materializando a moda com qualidade, procedência e com tecnologias avançadas de conforto e bem-estar que respeitam o orçamento e o poder aquisitivo de cada consumidor.
Ser, saber, fazer
O comprometimento (ser), o conhecimento adquirido (saber) e a prática executada de maneira lógica e racional (fazer) delineiam a conduta com viés humanista e que orienta a dinâmica de trabalho, dentro e fora da empresa. É esse comportamento alerta e tenaz que produz a confiança, credibilidade, previsibilidade e agilidade necessária e que transparece em todos os movimentos que a empresa faz. Como expoentes temos os departamentos comercial e marketing, que juntos, desenvolveram um ambiente altamente compatível entre a comunicação tradicional e a digital, dando origem a um conteúdo 360º que percorre todos os canais, do B2B ao B2C.