Não importa o tamanho da empresa, o segmento em que atua e o modelo de negócio que ela opera: sem um bom relacionamento com os clientes, dificilmente vai conseguir crescer e se destacar no mercado. A mudança no perfil do consumidor, que se informa mais, pesquisa e utiliza vários canais, remodelou essa área, transformando-a em ponto estratégico dentro das organizações. A questão é que, antes, havia um intervalo crucial entre as ações e a análise desses indicadores, o que dificultava a tomada de decisão. Não há mais. Agora, é possível analisar as métricas essenciais em tempo real para agir no mesmo instante em que aparece uma demanda do seu cliente.
A pandemia de covid-19 apenas evidenciou a necessidade e a importância do bom relacionamento com os clientes. Essa relação possibilita alavancar as vendas; já o descaso tem o efeito contrário e pode arruinar a imagem da organização. Levantamento da OnYou, empresa de monitoramento de qualidade no atendimento a clientes, mostra que mais da metade dos brasileiros (52%) acredita que o serviço de atendimento ao consumidor piorou nos últimos meses. A principal reclamação é justamente a menor resolução de problemas, seguida por falhas de sistema e falta de interesse de atendentes.
Dessa forma, o acompanhamento em tempo real de indicadores no contato com o cliente ganhou uma importância ainda maior. Por meio dele, é possível identificar os pontos de melhoria e corrigi-los rapidamente para impedir que mais reclamações possam surgir.
Trabalhar com indicadores do relacionamento com os clientes não chega a ser novidade para as empresas de todos os segmentos. A questão é que, atualmente, essas informações estão a todo tempo saltando aos olhos dos gestores para mostrar as melhores oportunidades. A possibilidade de cruzar informações em tempo real traz uma referência que contribui para a melhora contínua dos resultados. Afinal, é possível fazer ajustes no momento em que o problema aparece em vez de esperar um dia de análise de planilhas – um delay que pode comprometer a venda.
Ao ter as informações em mãos rapidamente, é possível identificar – e reduzir – o motivo pela não conversão de vendas e otimizar o trabalho dos vendedores, além de melhorar a comunicação interna, agilizar a auditoria dos dados, possibilitar a integração de serviços e entender padrões, opiniões e sentimentos dos clientes, entre outros pontos.
No competitivo mundo dos negócios em que vivemos, não há mais espaço para achismos e demora na análise de insights na tomada de decisão. As empresas que mais se destacam são aquelas que tomam decisões baseadas em dados e informações rapidamente – se possível, em tempo real. Isso é válido para qualquer setor ou área de atuação atualmente. Quando se fala de relacionamento com cliente, torna-se uma estratégia essencial para garantir o sucesso da empresa. Quando o contato com o consumidor é ágil e eficiente, ele fica satisfeito com a marca e, no futuro, pode representar mais vendas para ela. (Foto: microuniverso.com.br)
Gabriel Camargo – CEO da Deep Center