Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Riachuelo utiliza carros elétricos nas entregas da Grande...
Di Santinni abrirá 15 franquias ainda em 2022...
Vendas do comércio têm a alta mais expressiva...
Novo conceito de loja da Bibi será apresentado...
Ecomoda, sistema de gestão para varejo da moda,...
Pedidos com Pix batem recorde e chegam a...
Vendas do comércio no Dia dos Namorados crescem...
Dia dos Namorados: quatro dicas para aprimorar a...
Grupo Paquetá vende rede de lojas Esposende para...
Varejo de calçados prevê comprar 80% do estoque...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Pandemia aumentou os gastos de 42% dos brasileiros

01/09/2020

Os novos hábitos e costumes ocasionados pela pandemia da Covid-19 mudaram a rotina de grande parte da população. Para a maioria dos brasileiros, a pandemia impactou negativamente o orçamento familiar, como mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise.

No estudo, 42% dos brasileiros afirmam que a pandemia aumentou o seu nível de gastos. Os principais são os gastos com supermercado (68%), o aumento de preços de produtos e serviços (49%) e o aumento nos gastos com contas básicas, já que 47% deles têm passado mais tempo em casa.

Em comparação ao período anterior ao coronavírus, o valor despendido com supermercado (55%) e alimentação delivery (39%) aumentou para a maioria dos entrevistados. Por outro lado, a maioria diminuiu as despesas com vestuário (63%), serviços de beleza (53%), artigos para atividade física (48%) e eletrodomésticos (45%). Desembolso com medicamentos (48%) e jogos e itens para lazer (39%) não se alteraram para a maioria. Entre os que tiveram redução dos gastos totais no período, 46% tiveram diminuição da renda, 41% estão inseguros com relação a quanto tempo a pandemia vai durar e 32% tiveram menos despesas com lazer.

“A pandemia pegou todos de surpresa. A rotina teve que se adaptar ao distanciamento seguro, milhões de empresas tiveram que se ajustar ao home office e escolas foram fechadas, assim como comércio e restaurantes. Tudo gerou uma verdadeira transformação no consumo da população. Enquanto as despesas da casa aumentaram, aquelas que eram feitas no comércio e lazer diminuíram”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

Compras online aumentaram

A pandemia também trouxe algumas mudanças nos canais de compra utilizados pelos consumidores. Nesse sentido, ainda que a maior parte dos entrevistados afirme ter feito a maioria de suas compras durante os meses de abril, maio e junho de forma offline (82%), principalmente nos supermercados (67%), uma parte relevante (47%) comprou por meio de canais online, como sites e lojas virtuais (32%). A pesquisa também mostra o fortalecimento das redes sociais como canais de compra, seja o Whatsapp (11%), Facebook (5%) ou Instagram (5%). (Foto > saxbr.com)

Pandemia aumentou os gastos de 42% dos brasileiros was last modified: setembro 1st, 2020 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Mailing qualificado: por que é importante investir...

21/08/2017

Experiência do cliente ainda é desafio para...

21/11/2019

Shoppings centers e lojas ampliam o leque...

25/04/2018

Tecnologias para entender o consumidor da vitrine...

22/12/2017

Após 50 dias de fechamento, lojistas de...

11/05/2020

A transformação do varejo com a era...

17/08/2018

Quer ter seu próprio e-commerce? Saiba como...

12/12/2018

ConvergeOne disponibiliza dados que ajudam a impulsionar...

16/11/2017

Varejo de calçados prevê comprar 80% do...

16/05/2022

Como negociar bem com os fornecedores e...

07/12/2017



Agenda

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

SICC 2023
Data: 22 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889


Topo