Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) indica que vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas são os setores que podem ser beneficiados nas vendas para o Dia dos Pais, a ser comemorado em 9 de agosto.
Contudo, segundo a pesquisa, os lojistas não demonstram otimismo em relação ao comportamento das vendas. 55% dos comerciantes preveem queda de 5% nos negócios, 25% presumem um percentual negativo de 10% e os 20% restantes têm expectativas de que o desempenho seja estável, sem crescimento ou números negativos nas vendas.
“Após quatro meses do anúncio da quarentena, ainda estamos vivendo o impacto econômico por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Diante desse cenário, o comércio varejista reflete impactos negativos nas vendas, como a expectativa para o Dia dos Pais”, explica o presidente da entidade, Maurício Stainoff.
Devido à readaptação no modelo de negócio das empresas, do físico para o online, 60% dos lojistas acreditam que a maior parte das compras para o Dia dos Pais será por meio do e-commerce, visto que os clientes ainda estão receosos de sair e preferem receber os produtos em casa. Outros 40% dos empresários preveem uma divisão referente às vendas nas lojas físicas e virtuais. (Fonte: Mercado e Consumo)
Alshop
Outra pesquisa, efetuada pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), estima que o tíquete médio por presente será de R$ 80, e os mais comprados serão roupas, calçados e por último eletrônicos.
“Com restrições de acesso aos restaurantes, estimamos que o consumidor fará compras de artigos em lojas ou via e-commerce. Os itens mais comprados devem ser roupas e calçados e não mais eletrônicos e itens de alto valor, mas pequenas lembranças”, estima Nabil Sahyoun.
Atualmente, de todos os shoppings existentes no país, 498 estão abertos e quase todos com horário e acesso restritos, enquanto outros 89 estão fechados como medida de restrição imposta por decretos estaduais e municipais.