Tal como a indústria e o varejo de calçados, os representantes comerciais – que unem os dois segmentos – também foram impactados pela pandemia e estão sendo obrigados a se reinventar. A utilização de ferramentais digitais para o envio de informações sobre produtos e o agendamento de visitas aos clientes foi destacada pelo representante Marcelo Carvalho, que atua em Goiás, Tocantins e Distrito Federal, um dos participantes do Conexão Couromoda realizado dia 15 e que debateu o futuro da profissão. “O digital provocou uma disrupção no trabalho da categoria”, enfatiza.
Alexandre Dias de Oliveira, o Xandoca, que representa diversas marcas nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, destacou o trabalho forte nas mídias sociais e o crescimento do chamado pronto-atendimento por parte das indústrias aos clientes, que consiste na reposição rápida de produtos às lojas conforme à demanda. “Temos que saber trabalhar com os clientes nesta nova realidade do mercado, em que o varejo espera novidades das marcas praticamente todos dias”, afirma.
Já o presidente da Abrecal – Associação Brasileira dos Representantes de Calçados & Acessórios, Paulo Cotienschi, fez referência ao trabalho da entidade para incluir os representantes no Anexo 3 do Simples Nacional, que, se aprovado, permitirá a redução da alíquota de impostos da categoria dos atuais 16,5% para 6,5%, e a prorrogação do pagamento do ISSQN em diversos municípios.
Ele também analisa a mudança no perfil dos representantes nos últimos anos. “Hoje, não vamos com tanta frequência às lojas e nem há roteiros pré-definidos. Sempre que um cliente nos chama, seja de onde for, vamos até ele para atendê-lo. Nosso papel, hoje, é levar informações sobre gestão, produtos e margem de venda, entre outras, aos lojistas e não somente vender”, explica.
Todos os profissionais de vendas que participaram da live destacaram, entretanto, que o contato humano e a relação pessoal seguirão imprescindíveis nos negócios. As ferramentas e plataformas digitais serão facilitadoras do trabalho do representante que souber usá-las a seu favor, mas nunca substituirão as interações humanas.
Confira abaixo a íntegra do Conexão Couromoda do dia 15 de julho.