Alta de 117% nas vendas online de janeiro a maio e de 10% nas vendas físicas na semana do Dia das Mães.
O desempenho positivo – que contrasta com o da maioria das lojas de calçados – foi obtido pela Sapato Show, com duas lojas físicas em Cascavel/PR e uma loja virtual que atende todo o território brasileiro, em meio à pandemia de Covid-19 graças a uma série de ações rápidas e assertivas, apresentada durante uma live no último dia 8, da qual participaram os diretores Ricardo e Rafael Reolon e Gabriela Paschoalli. O Papo Linx foi mediado pelo CEO da Linx SetaDigital, Vanderlei Kichel.
Logo no início da pandemia, na segunda quinzena de março, a empresa agiu para mitigar os efeitos sobre os seus negócios. Uma das primeiras providências, conforme Ricardo Reolon (que fundou a Sapato Show em 2008, juntamente com o irmão Rafael), foi para preservar o fluxo de caixa e incluiu renegociação de débitos com fornecedores, renegociação de aluguéis e acesso a crédito para a folha de pagamento. “Não sabíamos por quanto tempo as lojas físicas ficariam fechadas e teríamos faturamento reduzido e fomos obrigados a buscar alternativas. Felizmente, tivemos sucesso e isso permitiu um alívio ao caixa”, acrescenta.
Na sequência, foi reduzida a cobertura de estoque, com o cancelamento de pedidos de produtos das curvas B e C de giro, e prorrogada a entrega de mercadorias. Outra medida foi comunicar à equipe a intenção de preservar todos os empregos. Enquanto boa parte dos funcionários das lojas físicas entrou em férias coletivas, os colaboradores do e-commerce, devidamente protegidos, participaram de treinamentos online e a direção incrementou as ações de marketing, como postagens nas redes sociais, e o serviço Sapato Show Express, que faz entregas de pedidos a clientes no mesmo dia em Cascavel e região.
Brindes em vez de descontos
“Na crise, surgem boas ideias e novas oportunidades de negócios”, destaca Ricardo. Segundo ele, a empresa não fez liquidação, nem baixou preços, que seriam, na definição dele, prejuízo. Em contrapartida, passou a oferecer brindes aos clientes, em parceria com fornecedores. No Dia das Mães, já com a lojas físicas reabertas, distribuiu um kit com álcool gel e um creme hidratante. “Os clientes gostaram e postaram fotos no Instagram”, explica o também diretor Rafel Reolon, destacando que o valor dos brindes equivale a 2% da venda e, se o percentual fosse concedido como desconto, seria irrelevante aos clientes. Para o Dia dos Namorados, distribui um vinho com embalagem personalizada, que também agradou aos clientes. “Eles enxergam valor neste tipo de ação”, completa.
Para que o desempenho positivo fosse possível, segundo Rafael, as ações adotadas no início da pandemia foram determinantes, assim como o DNA digital da Sapato Show.
A empresa nasceu digital e utiliza principalmente estratégias digitais para vender. Ainda que mantenha lojas físicas consolidadas, é no digital que as novas ações são testadas. Além disso, desde a sua fundação, faz do microcrédito um aliado de vendas físicas. O crediário próprio funciona muito bem é gerido através do Seta ERP, sistema de gestão de lojas de calçados desenvolvido pela SetaDigital, também localizada em Cascavel.
“Com ele, podemos colocar em prática três conceitos que consideramos essenciais: abrir crédito bem, conceder melhoria de crédito e cobrar bem”, acentua Rafael, destacando que o crediário representa 40% das vendas das lojas físicas e tem baixo índice de inadimplência.
Base de dados
O uso de dados é outro fator que contribui para o sucesso das operações da Sapato Show. “Em 99% das vendas, sabemos quem é o cliente, cujas informações nos permitem segmentar e saber, por exemplo, o que comprou e quanto gastou”, revela Rafael. Todos vendedores são treinados e orientados a pedir os dados dos clientes de forma adequada e fazer bom uso deles. “O cliente reconhece que pode responder no whats, por exemplo, porque o vendedor é assertivo no que lhe envia”, explica.
Além do bom relacionamento com os clientes, a Sapato Show valoriza seu time de colaboradores, tanto os que atuam nas lojas físicas quanto na online. Comandado pela gerente de vendas Gabriela Paschoalli, o trabalho busca aperfeiçoar o ‘jeito Sapato Show de tratar os clientes’, que são considerados membros da família e deixados à vontade ao comprar, sem que isso represente desinteresse por eles. “Procuramos transformá-los em estrelas e eles gostam de mostrar quando estão conosco”, diz Gabriela.
Já início da pandemia, a equipe interna foi tranquilizada quanto à intenção da empresa de preservar os empregos de todos. Com segurança, pode voltar-se à busca de novas formas de atrair clientes, vender e manter o faturamento. Treinamento semanais online foram feitos e, além de tornar o ambiente mais acolhedor e despertar empatia diante da situação em que todos se veem envolvidos, tiveram impacto positivo sobre as vendas. A direção da Sapato Show também criou um sistema de bonificação para vendedores.
“Em período de crise, é essencial passar segurança à equipe. Quem se sente seguro, colabora. Quem se sente inseguro, boicota”, destaca o CEO da SetaDigital Vanderlei Kichel.
Nova ferramenta de vendas
Nos últimos meses, as vendas das lojas físicas ganharam uma ferramenta importante, o WhatsApp, que está se tornando um aliado de comunicação e negócios. Cada loja dispõe de um vendedor encarregado de atender os clientes pelo aplicativo, enviando sugestões de produtos, respondendo a dúvidas e fazendo/atualizando o cadastro. “É uma conversa normal, não robotizada e de acordo com as necessidades do cliente”, explica Gabriela, destacando que o fechamento da venda é feito pelo caixa da loja.
No âmbito digital, o foco da Sapato Show é a região localizada num raio de 150 km de Cascavel, que reúne cerca de 500 mil habitantes, ainda que não dispense pedidos de clientes do interior paulista e de Mato Grosso do Sul, entre outros estados. O público regional dispõe de um mix de produtos das principais marcas de calçados brasileiras e frete grátis.
Todas as operações são feitas por uma plataforma de e-commerce desenvolvida pela Seta Digital, de fácil navegação e à qual constantemente são adicionadas novas funcionalidades para despertar o interesse de clientes e convertê-lo em vendas.
Sapato Show Express
Com o isolamento social imposto pela pandemia, os consumidores aumentaram significativamente as compras online e foram atendidos pelo sistema próprio de entrega da Sapato Show, denominado Sapato Show Express. O sistema realiza entrega no mesmo dia a clientes de Cascavel e região. Diariamente, três vezes ao dia, um motoboy coleta os produtos na loja e os entrega aos clientes.
O sistema atende também à modalidade condicional, que consiste no envio de um mix de produtos à casa de clientes cadastrados, que escolhem um deles e devolvem os demais em até 48h. “Procuramos enviar os produtos certos para cada cliente, o que facilita a escolha e reduz o custo de entrega”, explica Rafael. As entregas condicionais também são geridas pelo Seta ERP, que possui uma função específica. “Não sai nada da loja sem passar pelo Seta ERP, que tem acesso a nova base de dados e somente libera a sacola de produtos a clientes cadastrados”, revela Rafael.
Em maio, conforme Reolon, o índice de trocas de produtos nas lojas físicas foi de apenas 6,8%. Tanto os produtos trocados quanto os devolvidos são higienizados, passam por um período de quarentena e somente após são colocados novamente à venda.
A Sapato Show mantém uma equipe própria de marketing, a quem cabe criar materiais para o e-commerce e as lojas físicas. No período de pandemia, sua capacidade criativa foi testada diversas vezes e, em todas, deu o suporte necessário às ações de vendas. Além das soluções desenvolvidas internamente, a empresa procura utilizar cases bem-sucedidos e adaptá-los ao seu negócio. “Procuramos executar bem todas as estratégias, sejam próprias ou baseadas em exemplo de terceiros. Temos foco e simplicidade, procurando utilizar todos os recursos disponíveis e obter o melhor resultado possível para a empresa e nossos clientes”, finaliza.