Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
IDV projeta aumento nominal nas vendas do varejo...
Economia surpreende positivamente no primeiro semestre
Como a RCS pode contribuir para o aumento...
Varejo em loja física pode se beneficiar com...
Vendas em lojas de shopping no inverno devem...
Estratégias para elevar experiência do seu cliente no...
Fidelização de clientes é a chave para o...
Francal Ablac Show fecha parceria com Mercado Livre
Riachuelo utiliza carros elétricos nas entregas da Grande...
Di Santinni abrirá 15 franquias ainda em 2022...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Como proteger o caixa e manter o investimento essencial

03/06/2020

Desde que teve início a crise provocada pela pandemia do coronavírus no país, as vendas no varejo foram tremendamente impactadas. Só no primeiro trimestre, elas recuaram 2% em relação ao quarto trimestre do ano passado, como aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em alguns setores, como o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, as vendas no mesmo período diminuíram 4,4%.

Com as vendas em baixa, a queda na lucratividade também é certa. Para garantir a sobrevivência do negócio, proteger o caixa da empresa se torna prioridade máxima. Reestruturar dívidas, buscar maior eficiência operacional, reduzir estoques e adiar investimentos não essenciais são algumas das ações tomadas por varejistas atualmente. Nesse cenário, ganha cada vez mais força a transformação ou migração dos investimentos de aquisição (Capex) para o de locação (Opex) nas companhias.

Não há dúvidas de que a adequação de lojas às novas regras de proteção e prevenção da covid-19 é um investimento essencial, além da segurança da própria loja. Ainda que os canais online tenham ganhado força, há lojas físicas, especialmente nos setores essenciais como supermercados e farmácias, que permanecem abertas e viram suas perdas crescerem de maneira expressiva. Há ainda que se considerar que, em algumas regiões do país, as operações estão sendo retomadas gradualmente.

Erros operacionais provocados pela pressão extra sobre a equipe e uma maior ocorrência de furtos, tanto internos quanto externos, explicam o aumento das perdas em até 120% em alguns supermercados. São prejuízos que já estão acontecendo e impactando os resultados no pior momento da história do varejo mundial. Por isso, o investimento em prevenção de perdas também se torna mandatório.

O varejo talvez nunca tenha precisado tanto de liquidez. Apesar do que se noticia, mesmo com a Selic no valor mais baixo da história, o acesso ao crédito sofreu uma enorme restrição. Frente a essas dificuldades, o varejista se questiona se existe alguma forma de investir e proteger o caixa ao mesmo tempo.

Diferenças entre as duas estratégias

Estamos, novamente, diante um debate que já estava presente antes da pandemia: alugar ou comprar equipamentos? Capex ou Opex? Quais as diferenças entre as duas estratégias?

Capex……………………………………………………… Opex
Compra………………………………………………….  Locação ou leasing
Impacto imediato no caixa da empresa     Manutenção dos recursos do caixa da empresa (maior liquidez)
Ativo fixo…………………………………………….     Despesa operacional (benefícios fiscais)
Investimento imediato e retorno ao           Utilização imediata dos equipamentos e invest. distribuído ao longo do tempo
longo do tempo com a utilização
dos equipamentos
Assume custo de manut. não previstos     Reduz custos não previstos (manutenção e descarte)
Assume a obsolescência dos equip            Permite a atualização quando o produto ficar obsoleto (prazos contratuais)

O modelo tradicional de aquisição (Capex) impacta de imediato o caixa. O retorno virá no futuro, com o acúmulo das vantagens conquistadas pelo projeto. Quanto mais rápida for a implantação, maior a necessidade de capital.
Já o modelo de locação (Opex) permite manter mais recursos disponíveis no caixa no momento mais crucial da crise e avançar com as melhorias essenciais para o negócio. Além disso, como no balanço financeiro a locação não é entendida como investimento, mas como uma despesa corrente (Opex), é possível abater até 34% do seu valor através de reduções no IRPJ e CSLL.

Equipamentos de loja, bem como computadores, impressoras, scaners, sistemas de CFTV, antenas EAS e, particularmente, tudo que depende de atualização de software, são os mais recomendados para transformar em locação, já que a inovação é constante e, através da modalidade, a renovação da tecnologia é facilitada.

O varejista começa a avaliar essa possibilidade que se coloca com ainda mais força em tempos de crise. Vemos que a pandemia está mudando paradigmas e acelerando a transformação digital.

O conceito da Tecnologia como Serviço (TaaS, do inglês Technology as a Service) é uma solução abrangente e flexível que agrupa hardware, software e serviços em um único valor de mensalidade. E essa alternativa está se tornando cada vez mais comum, afinal, você precisa ter a posse do equipamento ou os benefícios da sua utilização?

Gustavo Carrer – Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Gunnebo

Como proteger o caixa e manter o investimento essencial was last modified: junho 4th, 2020 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Análise de indicadores em tempo real melhora...

21/10/2020

Lojas estarão fechadas em São Paulo até...

06/04/2020

Merkator divulga datas de suas duas feiras...

31/01/2022

A importância do capital de giro para...

18/07/2019

Pesquisa do IBGE mostra recuperação gradual do...

02/08/2018

Storytelling vem ganhando espaço no varejo

24/10/2019

Mudanças na lei do Cadastro Positivo vão...

19/03/2018

Iguatemi Porto Alegre projeta sete novas operações

06/12/2021

A importância da integração entre o sistema...

19/08/2019

A importância do DRE Gerencial para as...

17/02/2021



Agenda

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

SICC 2023
Data: 22 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889


Topo