A transformação digital no varejo é um assunto cada vez mais relevante na atualidade. Para o CEO da FAL Design, Manoel Alves Lima, integrar o digital com clareza, mas sem torná-lo o protagonista da loja, é um dos caminhos dentro dessa transformação. Ainda segundo ele, o varejista precisa entregar aquilo que o consumidor quer, da forma que ele deseja. “O varejo é um processo de encantamento e não podemos deixar que isso se perca. Tornar a experiência do consumidor é descobrir o propósito associado com a celebração de viver”, diz.
Nas lojas, o que as pessoas menos querem encontrar é gente policiando seus movimentos e passando novas regras, normas e códigos de conduta. Ações como essa, segundo Manoel Alves Lima, só contribuem para restringir ainda mais a liberdade do público e tornar o varejo monótono e burocrático.
Outro ponto destacado pelo empresário é com relação às regras de higiene, altamente divulgadas devido a pandemia da Covid-19. Para ele, a informação é importante, mas só falar sobre esse tema pode provocar associações que não são interessantes. “A população já está assustada com tudo que está acontecendo. Ser ‘atacada’ com cartilhas de boas regras de higiene não é o caminho, até porque as pessoas sabem a importância desta ação”, explicou.
O executivo acredita na criatividade das corporações e no impacto que ela vai gerar daqui pra frente. Segundo ele, a criatividade precisa estar orientada em como dar os próximos passos sobre como o varejo deve se preparar e o que o consumidor quer ver nas lojas. Lima cita o exemplo da Louis Vuitton, que convocou seus funcionários e colaboradores, assim como seus filhos, para desenharem nas portas das lojas ao redor do mundo.
“Depois dessa trombada com a situação dramática e tensa que estamos vivendo, e de termos passado tanto tempo em casa, sequestrados pelo vírus, o que mais desejamos é aproveitar a vida, ver gente e nos presentearmos pela coragem que demonstramos e pela carga de trabalho doméstico extra a que fomos submetidos”, conta Manoel.