Entidades ligadas ao varejo lançaram nesta segunda-feira, 27, o projeto Retail Tech Cascavel, criado para acelerar a transformação digital do varejo da cidade de Cascavel/PR, mostrar novas oportunidades ao comércio local e promover uma nova etapa de desenvolvimento. Coordenado pelo Sebrae/PR, o movimento tem a participação de outras de outras entidades e o slogan Um novo varejo para um novo consumidor.
De acordo com as entidades, os pequenos lojistas enfrentam a dura realidade de competir com os grandes varejistas, uma disputa difícil que envolve demanda e preço. Todos os dias, precisam conquistar novos clientes e lutar para manter os antigos. Nesse momento, mais do que fechar o mês no positivo, eles precisam olhar para a estratégia de seus negócios.
O consumidor mudou e a necessidade de transformar o varejo nunca foi tão grande e não há um manual de como fazer isso corretamente. Mas as marcas que entenderem esse novo consumidor vão sobreviver. As pessoas estão mudando a maneira como consomem. Muitas marcaram notaram e passaram a acompanhar esse comportamento.
“Nós observamos as necessidades do comércio de Cascavel e constatamos que vários lojistas já iniciaram o processo de se conectaram com seus consumidores sem que eles precisem sair de casa”, afirma Carolina Possani, do e-commerce Citshopp.com. Conforme ela, mais de 80 lojistas de Cascavel começaram a vender seus produtos na internet e entregá-los, dentro da cidade, em até 24 horas.
“A transformação digital está mudando a relação entre consumidores e varejistas”, afirma Walter Yoshiyuki Yamagushi, presidente da Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic). Conforme ele, o digital e o físico, antes concorrentes, agora precisam ser complementares. Os consumidores antes procuravam preços, agora eles valorizam a experiência de compra e os valores da empresa.
Em meio a tudo isso, todos os negócios vão ser impactados, e será preciso se reinventar para superar a crise e a incerteza de tantas mudanças. “Reunimos as principais entidades do comércio local e criamos o Retail Tech, movimento que vem para acelerar a transformação digital do varejo de Cascavel, trazendo novas oportunidades para o comércio local e apoiando-o nessa etapa de desenvolvimento”, afirma Ana Rizzi, da unidade local do Sebrae/PR. “Queremos aproximar as empresas dos consumidores para que, juntos, possam melhorar a experiência de consumo e gerar mais resultado para mais resultados para as lojas”, acrescenta Lais Humann Schichenviski, também do Sebrae-PR.
PILARES DO PROJETO
O Retail Tech Cascavel possui cinco pilares:
Gestão de pessoas
“Há muito tempo, o lojista gerencia seu negócio e as pessoas envolvidas nele, mas existem métodos e processos que podem melhorar o que têm sido feito, dando a consistência que a empresa precisa para encarar a transformação digital”, destaca Walter Yoshiyuki Yamagushi, da Amic.
Cultura
A transformação digital é parte da transformação cultural das pessoas em todo o mundo e é fator de diferenciação para que a empresa não seja ‘mais uma’ em meio a tantas.
Processos
Resolver as coisas conforme a necessidade sempre funcionou bem. Mas só até aqui. A partir de agora, todos os participantes do projeto, juntos, vão identificar e mapear os processos a fim de torná-los mais ágeis e de quebra economizar. Isso será fundamental para o crescimento das empresas locais.
Modelo de negócios
A transformação digital amplia o alcance a perder de vista e estabelece conexões nunca antes pensadas. Conhecimento e criatividade, juntos, fazem com que oportunidades e modelos de negócios sejam incontáveis. O lojista pode criar novas formas de atender, informar, vender e entregar seus produtos. Até na forma de cobrar é possível inovar. Tudo isso vai colaborar para que a empresa se relacione melhor com clientes e com fornecedores.
Tecnologia e inteligência de dados
“Muitos lojistas acreditam que a tecnologia é vilã, mas ela é aliada. Com as ferramentas certas em mãos, é possível entender melhor o comportamento das pessoas e ser muito mais assertivo na tomada de decisões. A transformação digital vai ser parceira dos lojistas para vender mais, e todas as instituições estão engajadas e comprometidas com a missão de construir um novo varejo para um novo consumidor”, destaca Ciro Canabarro, da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).
PROJETOS PARA 2020
Semana Vendas Experience
Cinco dias de conteúdos relevantes para o varejo das Cascavel.
Vendas Experience Academy
Plataforma de aprendizado online para empreendedores, colaboradores, líderes, desempregados e jovens aprendizes.
Vendas Experience 2020
Evento para varejistas e fornecedores de Cascavel e região, com palestras e convidados nacionais.
#Comércioforte
Grupo aberto na Telegram e Whatsapp para o lojista dar o primeiro passo, se informar, participar e fortalecer o varejo local.
Compre do Pequeno
Movimento que apoia a compra em pequenos negócios locais, estabelecendo uma economia mais justa, gerando empregos e incentivando o desenvolvimento em benefício da comunidade.
#Eucompro aqui
Estratégia para que os consumidores manifestem seu apoio ao comércio local nas redes sociais e incentivem outros clientes.
ENTIDADES PARCEIRAS
Sebrae-PR
Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC)
Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic)
Associação de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu IT)