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Crise acelera digitalização do varejo de calçados

23/04/2020

O Grupo Sinos, por meio dos jornais NH e Exclusivo, apresentou nesta quinta-feira, 23, o primeiro de uma série de eventos online que abordarão os principais impactos do atual cenário econômico no setor coureiro-calçadista, cujos efeitos do Coronavírus são superiores aos de outros segmentos econômicos.

No primeiro debate, mediado por Luana Rodrigues, editora-chefe do Jornal Exclusivo e da Revista Lançamentos, Eduardo Smaniotto, diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) e diretor comercial da Luz da Lua, de Novo Hamburgo/RS, e Wesley Barbosa, diretor-executivo da Ablac, de Goiânia/GO, debateram as ações que o varejo vem realizando para a retomada das suas atividades, que já corre de forma controlada em diversos estados.

Um dos destaques é a preparação de equipes e estratégias para os meses seguintes, em que as vendas deverão ser inferiores às de igual período de 2019. “É difícil prever cenários neste momento, mas é necessário que se preveja”, enfatiza Smaniotto, que sugere ser o mais realista possível e menos otimismo neste processo, para que os resultados possam surpreender positivamente.

Conforme Smaniotto, embora reduzido, o consumo de calçados se mantém, pois as pessoas têm uma necessidade de consumo. As vendas à distância e o e-commerce têm ajudado pouco as lojas neste momento de quarentena e distanciamento social.

Para Wesley, a maioria dos lojistas não estava preparada para a crise e não acreditava na venda online até então, pois em geral o consumidor gosta muito de tocar e experimentar o produto. “Quem estava preparado está tendo bons resultados e conseguindo se sobressair neste momento de crise”, disse. Barbosa acentua que o varejo de calçados, com a crise, vem se digitalizando e, depois dela, as relações de consumo entre lojistas e consumidores serão muito diferentes.

“A crise veio como um acelerador do processo de digitalização que, especialmente, as grandes redes de lojas tinham planejado realizar ainda este ano e nos anos seguintes”, acrescenta Smaniotto. Conforme, os investimentos a curto e médio prazo dos lojistas será direcionado à digitalização dos pontos de vendas existentes e menos à abertura de outros novos. “O canal físico não vai desaparecer. Ao contrário, será cada vez mais integrado com outros canais para servir ao consumidor da forma como ele deseja”.

Confira íntegra do debate aqui

 

Crise acelera digitalização do varejo de calçados was last modified: abril 23rd, 2020 by Ablac
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