Após um mês fechado por causa da quarentena para prevenir a propagação do novo coronavírus, o comércio de rua em Florianópolis reabriu as portas na última segunda-feira, 20. Durante todo o dia, a circulação de pessoas nas ruas do Centro da capital foi intensa e, segundo estimativa da Guarda Municipal, equivaleu a cerca de 70% do fluxo em dias úteis antes do decreto de emergência.
Para poder reabrir, os comerciantes precisam garantir que apenas um cliente por atendente entre no estabelecimento e que haja espaço de quatro m² entre as pessoas. Tanto clientes como funcionários são obrigados a usar máscaras. O excedente de clientes deve aguardar fora do estabelecimento, sem formar aglomerações, respeitando distanciamento entre as pessoas.
A Prefeitura de Florianópolis autorizou a reabertura comércio uma semana após as lojas de rua reabrirem em todo estado. Entre as regras, está a disponibilidade de álcool em gel e a proibição de provar itens. Os estabelecimentos que forem flagrados com clientes ou funcionários sem máscaras podem ser fechados.
Segundo a prefeitura, a autorização para o retorno do comércio foi tomada com base na adesão da população ao uso de máscaras e a realização de testes rápidos entre os casos suspeitos acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Na capital, hotéis e similares reabrem nesta quinta-feira seguindo uma série de regras. Já os shoppings e os centros comerciais continuam fechados em Santa Catarina, assim como academias, igrejas, templos e escolas. (Foto Diorgenes Pandini/NSC)
Novos segmentos autorizados a reabrir em Alagoas
Em Maceió/AL, o comércio está fechado desde o dia 20 de março, mas novo decreto de emergência do Governador Renan Filho flexibilizou o funcionamento, nesta segunda-feira, de novos segmentos, como o papelarias, livrarias, bancas de revistas, lojas de material de limpeza, concessionárias de veículos e lojas de aviamentos e tecidos. Para reabrir, contudo, estes estabelecimentos deverão seguir regras para evitar aglomerações e riscos aos seus funcionários e clientes. Além das novas medidas para estabelecimentos comerciais, também foi recomendado o uso geral de máscaras de tecido por toda a população, como orientado pelo Ministério da Saúde.
Lojas reabrem na maioria dos municípios gaúchos
No Rio Grande do Sul, o comércio na maioria das cidades reabriu as portas nesta segunda-feira. Apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre as lojas permanecem fechadas, obedecendo à determinação do Governador Eduardo Leite, até o dia 1° de maio.
Para garantir o mínimo de segurança, o governo publicou uma lista de regras para essa reabertura. Todos os estabelecimentos com permissão de funcionar são obrigados a obedecer às regras de higienização dos ambientes, manter à disposição álcool em gel, criar escala de revezamento dos funcionários e manter em quarentena aqueles que apresentarem sintomas da Covid-19, bem como permitir que os clientes permaneçam no interior dos respectivos locais somente o tempo necessário para a compra de alimentos e de outros produtos, além de proibir aglomeração de pessoas.