Impactadas pelo Coronavírus, indústrias calçadistas do Vale do Sinos anunciam demissões. A Usaflex, através do CEO Sergio Bocayuva, anunciou o corte de 15% da mão de obra da empresa, que tem sede em Igrejinha/RS. 500 colaboradores – 180 dos quais na unidade de Dois Irmãos – foram desligados.
A decisão é uma antecipação a um cenário econômico que pode ficar ainda mais delicado. Segundo Bocayuva, a redução da mão de obra, focada especialmente no setor de produção, implica na redução de 25% da produção diária da empresa, que agora passará a ser de 18 mil pares de calçados por dia.
O CEO da Usaflex antecipou ainda que o momento de crise do País deve resultar na queda de 40% do faturamento projetado pela empresa. As 15 lojas da Usaflex que seriam inauguradas em breve e, segundo Bocayuva, estavam quase prontas, também deixam de abrir.
Os demais colaboradores da empresa estão trabalhando de casa ou em férias coletivas por 30 dias. Já os que foram desligados receberão duas cestas básicas, além da promessa de que serão recontratados assim que o cenário econômico melhorar. (Fonte: Luana Rodrigues – Jornal Exclusivo)
Outra empresa que anunciou demissões é a Luz da Lua. 90 funcionários da unidade em Presidente Lucena foram desligados nesta quinta-feira, 19, devido à baixa demanda resultante da crise causada pela doença, que afeta o planeta. Os funcionários demitidos estavam em período de experiência e atuam em áreas como almoxarifado, corte, aviamentos, chanfração e costura. Os gerentes informaram a demissão dos funcionários ainda durante a manhã. Os demais colaboradores entrarão em férias coletivas a partir de segunda-feira, 23. Fonte: (Jornal O Diário)