O marketing de influência melhorou o resultado de lojas físicas de vários portes em todo o país. Boa parte do valor que antes era investido em anúncios patrocinados hoje é direcionado para pessoas com voz ativa entre os seus seguidores em mídias sociais. Há lojas que já contam com diversas influencers intercalando quantidade de publicações, visitas à loja, presentes e promoções relâmpagos. Mas, como saber quem é quem na hora de medir o retorno desse investimento? É por isso que a estratégia é importante! Aqui estão três estratégias mensuráveis para direcionar seus investimentos
Relatório de vendas por produto/marca
Na hora de definir a estratégia, lembre-se de anotar os produtos ou marcas anunciadas durante a campanha. Se o seu contrato contempla um mês de campanha, analise o desempenho de vendas daquela marca ou produto no mês de referência. Algumas decisões podem ser tomadas: se o desempenho das vendas foi bom, é um ótimo sinal para entender tendências do momento e pensar o que mais a sua loja pode oferecer a quem já comprou de você. Agora, se, mesmo com um alcance grande, o desempenho de vendas não foi satisfatório, reavalie a estratégia e considere mudar a marca/produto anunciado em suas próximas campanhas.
Cupons de descontos
O cupom de desconto é o método mais completo para avaliar resultados das campanhas de marketing de influência, pois a partir dele é possível quantificar o total de vendas e o lucro líquido, criar regras de promoção e definir prazo de início e fim. Funciona assim: é possível criar vários cupons de descontos, com nomes diferentes para cada influencer, e informar no ato da compra. Esse cupom aplicará um desconto definido pelo lojista no valor final da venda e ficará registrado no seu sistema de gestão. Ao final das campanhas, é possível avaliar quais cupons apresentaram melhor desempenho em número de vendas e e verificar se essas estratégias estão sendo lucrativas. Outro benefício de usar cupons de descontos nas campanhas é saber quais influencers convertem mais, ou seja, quais têm mais influência na decisão de compra de seus clientes.
Aumento de reconhecimento da marca
Uma das coisas que acontecem quando mais pessoas estão falando do seu negócio é aumentar o público da própria loja. Assim, paralelamente ao trabalho com influenciadores, continue publicando muitos produtos em suas mídias sociais, pois o engajamento dos seus seguidores tende a aumentar! A métrica é muito simples e pode ser extraída das próprias plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo. Para lojas que vendem online, o aumento de reconhecimento da marca é muito valioso.
> Dicas extras
Utilize os relatórios do SetaERP para acompanhar o crescimento das vendas no período das campanhas: vendas por produto, por período, por marca e outros critérios. Além disso, há uma ferramenta cupom de desconto do SetaERP que permite o cadastro de diversos cupons e o acompanhamento do desempenho individual do número de vendas, o lucro líquido, as devoluções, as comissões e as regras para utilização. No Blog da Seta Digital, é possível aprender a criar cupons de descontos.
Um case de sucesso
Nossas escolhas como consumidores são fortemente influenciadas. Se entrarmos em uma loja sabendo exatamente o que queremos e direcionados por alguém de confiança, a compra é certa! Além de ampliar o alcance da marca, influencers digitais de moda possuem alguma autoridade no assunto, passam credibilidade e inspiram pessoas a comprar exatamente o produto que você tem a oferecer.
Grandes marcas conquistaram excelentes resultados investindo em estratégias de marketing de influência. Ao mergulhar no universo das consumidoras, a Melissa, marca de calçados femininos, identificou quem eram as personalidades perfeitas para representar a marca em mídias sociais e conseguiu engajar o público com uma linguagem muito próxima, transformando clientes em fãs: as melisseiras. O resultado? Atração, fidelização e reconhecimento de marca, ampliado pelas próprias consumidoras. Além disso, como a marca já consolidou seu posicionamento on e offline, hoje a Melissa está segura para operar com vendas omni em todo o país.
Mas, se esse case soa como uma realidade inatingível, representada por uma personalidade mega famosa e difícil de mensurar, saiba que é possível obter ótimos resultados com influencers digitais de nicho, que podem ser até mesmo as próprias clientes da loja. O importante é compreender o que o seu público consome em termos de informação, lazer, moda e entretenimento.
Então, como definir uma influenciadora digital para representar sua loja de calçados? Para isso, busque os nomes prováveis e avalie:
• Como é o engajamento com o público nas mídias sociais?
• O conteúdo publicado atrai meu público-alvo?
• A pessoa realmente gosta da marca? Caso contrário, será apenas uma troca de postagens por dinheiro ou produtos…
• Como os produtos da loja serão promovidos?
• O público atingido pode consumir o produto da minha loja online ou física?
E, se você busca por resultados rápidos e investimento razoável, dê uma chance aos influencers da sua região. Influenciadores digitais do tipo autoridade possuem um público menor, porém altamente engajado. Depois, é só aplicar as três estratégias mensuráveis e direcionar seus investimentos nas personalidades que trarão um resultado melhor para sua loja. E aí, sua loja já trabalha com marketing de influência? Se sim, compartilhe com a gente: como acompanha os resultados?
Autora: Marilu Dalla Nora – Linx SetaDigital