A Patrus Transportes, uma das maiores transportadoras de carga fracionada no Brasil, adotou um novo posicionamento de comunicação acompanhado de uma marca renovada. O novo visual é inspirado pelas transformações que a empresa passou ao longo de 46 anos de atividades e se apoia nos modernos conceitos de gestão que hoje a colocam numa posição destacada no segmento de transportes e logística.
O presidente Marcelo Patrus afirma que a antiga identidade visual não expressava mais a cultura da empresa e não materializava todo o investimento em tecnologia e inovação aportados no negócio, daí a importância da mudança.
Para desenvolver a nova identidade visual, a Patrus encomendou um estudo à Interbrand — consultoria de marcas – e contratou a agência Plan B para coordenar a campanha de divulgação.
A diretora de estratégia da Interbrand, Laura Garcia, afirma que a nova assinatura reflete a cultura atual da empresa e reforça o papel de conectar indústrias e pessoas. “As linhas paralelas presentes na nova marca refletem a parceria e a conexão com os clientes. O laranja foi incorporado para mostrar o vanguardismo e a inovação da empresa e o vermelho representa continuidade da história da Patrus”, explica.
Além da logo, foram revisitados os pilares estratégicos da marca e o posicionamento, impulsionando o desejo da empresa de ser percebida pelo mercado como uma parceira das melhores decisões logísticas. “Este momento é de grande importância para os próximos passos do crescimento da Patrus; é uma nova etapa da história da empresa e a nova marca é um símbolo dessa transformação”, avalia a diretora-presidente da Look + Feel Consultoria, Priscilla Duarte, que coordenou o desenvolvimento do novo posicionamento da Patrus.
O trabalho da Interbrand contou com um estudo de mercado e entrevistas com colaboradores e clientes da empresa, para construir uma identidade que expressasse o novo momento que a empresa está vivendo. Esse trabalho apontou que a Patrus Transportes possui um Net Promoter Score (NPS) de 82%, metodologia que tem o objetivo mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores.
“Sabemos que nossos clientes são pressionados por resultados. Eles monitoram a nossa performance constantemente e buscam parceiros que entendam as particularidades do seu negócio, tragam inovação ao processo de transporte e sejam flexíveis para tornar as decisões mais rápidas, sem impactar nas entregas. Nossas inovações permitem atender essas a expectativas”, explica Marcelo Patrus.