Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Dicas para o varejo em tempos de restrições...
Perfil do consumidor brasileiro em uma perspectiva pós-isolamento
GF estuda medidas para preservar atividade econômica e...
Dicas para atrair, conquistar e manter o cliente
Loja offline e loja online se complementam
Como fazer delivery de calçados com o SetaERP
Movimento nos shoppings caiu 32% e tempo de...
Confiança do Consumidor sobe em fevereiro, após quatro...
Fórum Conexão Couromoda: conheça os debatedores do segundo...
Contratar funcionários pela empatia e capacidade de sorrir?

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Programas de fidelização ajudam a reter clientes e aumentar lucros das empresas

26/02/2020

Os programas de fidelidade têm sua origem em 1896, com a empresa americana Green Stamps, que teve uma ideia inovadora para a época. O cliente juntava selos e os trocava por mercadorias. De lá para cá, o sistema evoluiu muito e é sinônimo de estratégia certeira para melhorar a performance das empresas, independentemente da área de atuação.

Rodolfo Ferreira, CEO e fundador da Fidelimax – empresa focada em fidelização de clientes e automação de marketing de relacionamento –, explica que, para um programa ter sucesso, são necessárias velocidade, relevância e motivação. “Este tipo de ação rentabiliza, converte e retém clientes. E todos sabemos que é cinco vezes mais caro conquistar um novo consumidor do que segurar os que se tem”, pondera Ferreira, que tem background em tecnologia, mestrado em engenharia e especialização em Growth Marketing, atuando em diversas empresas do setor no Brasil, Canadá e Inglaterra.

Cuidados para estratégia funcionar

Programas de fidelidade representam crescente importância para as vendas do varejo. Nos Estados Unidos, por exemplo, 76% dos lojistas declararam que suas vendas tiveram relação direta com programas de lealdade/fidelidade. Contudo, enfatiza Ferreira, é preciso uma série de cuidados para a estratégia funcionar. “Este tipo de programa depende do tripé velocidade, relevância e motivação. Tem que pensar sempre no que vai ser interessante para o cliente, pois ele é quem garante a manutenção deste tipo de iniciativa. Além do benefício direto, o programa tem que estar associado a valores, comprometimento e inspiração para os consumidores”, complementa.

Um programa de fidelidade tem por objetivo principal rentabilizar a relação com os clientes, converter esta relação em dinheiro e reter este consumidor. “Estudos apontam que um bom programa de fidelidade reduz em 5% a evasão e aumenta o lucro entre 25% e 85%”, enumera. Nos Estados Unidos, os programas de fidelidade contam com 3,8 bilhões de participantes. Cada americano participa, em média, de 14 programas, sendo ativos em 40% destes.

Entre os cuidados apontados pelo especialista estão a necessidade de se ter um regulamento simples, de fácil compreensão, e que gere prêmios o mais rápido possível. “Por ordem, os brasileiros preferem premiação em dinheiro, descontos especiais, produtos grátis e frete grátis”, enumera Ferreira. “Mas, para que tudo isso funcione, toda a empresa tem que estar envolvida, para melhorar a comunicação. E o departamento financeiro precisa se engajar plenamente para as devidas provisões financeiras necessárias e a contabilidade dos ganhos”, conclui.

Programas de fidelização ajudam a reter clientes e aumentar lucros das empresas was last modified: fevereiro 28th, 2020 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar...

13/01/2021

Aprenda a precificar de forma correta

21/03/2019

Tecnologias para transformar o varejo em 2018

04/01/2018

Faturamento do e-commerce cresce 56,8% este ano...

24/06/2020

Frio impulsiona vendas no comércio de Porto...

24/07/2017

ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e...

16/10/2020

Comércio contribui para crescimento do emprego formal

28/12/2020

Quer aumentar sua lucratividade? Previna as perdas!...

25/09/2019

Pela primeira vez, toda a cadeia do...

26/11/2019

Cadeia calçadista terá sistema integrador de informações

14/02/2020



Agenda

Couromoda 2021 - 100% digital
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 11 a 13 de agosto de 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2022
Data: 18 a 20 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo