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E-commerce brasileiro cresce 22,7% em 2019

17/02/2020

A crise passou longe do e-commerce brasileiro no ano passado. As vendas realizadas de janeiro a dezembro de 2019 somaram R$ 75,1 bilhões, alta nominal de 22,7% em relação ao ano de 2018, segundo o relatório NeoTrust, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

De acordo com o estudo, o valor médio das compras realizadas foi de R$ 420,40, incremento de apenas 0,2% em relação ao ano anterior. Portanto, a alta significativa está relacionada principalmente ao volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras, o que representa aumento de 22,5% em relação a 2018.

“O ano de 2019 foi de forte recuperação para o varejo digital. Diversos fatores impulsionaram o crescimento, com destaque para consolidação do modelo de marketplace no país, maior integração multicanal e aumento do número de consumidores que realizaram pelo menos uma compra online”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Quem comprou mais

O público feminino foi responsável por 52,1% dos pedidos de compra feitos no país durante o ano de 2019. Apesar de comprarem mais, as mulheres gastaram menos: o gasto médio foi de R$ 371,70 por compra, enquanto os homens gastaram R$ 473,60 em média.

Segmentando todos os consumidores por faixa etária, os que têm entre 36 e 50 anos realizaram o maior volume de compras (33,6% do total dos pedidos feitos durante o ano). Logo atrás, estão os que têm entre 26 e 35 anos, com 31,8% das compras. Por fim, estão aqueles de até 25 anos (19,5%) e aqueles com mais de 51 anos (15,1%).

Na análise por região, é possível notar que o Sudeste é responsável pela maior parte dos pedidos realizados. Durante o ano de 2019, 66,2% das compras feitas em território nacional vieram desse local. Entretanto, embora o Nordeste ainda represente 11,9% das vendas no e-commerce brasileiro, é a região que apresentou um crescimento maior nas vendas de 2019 em relação a 2018.

Em seguida, estão as regiões Sul (14,1%) e Nordeste (11,9%). Por fim, Centro-Oeste e Norte completam o ranking, com 5,8% e 2% do total de compras realizado, respectivamente.

Número de consumidores únicos

Outro crescimento importante está no número de consumidores únicos (aqueles que realizaram ao menos uma compra online no ano). Em 2019, este público aumentou 40,6% em relação a 2018, chegando a 31,4 milhões de pessoas.

Expectativa para 2020

O Compre&Confie estima que as compras online gerem faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, com crescimento de 21% em relação a 2019. O aumento deve estar relacionado tanto ao número de pedidos – que deve ser de 210,8 milhões, com alta de 18% – quanto ao maior gasto dos consumidores. A companhia estima que o tíquete médio deve aumentar 2%, chegando aos R$ 430,00.

“Alguns fatores que explicam o otimismo do brasileiro com o comércio online em 2020 são programas de fidelidade mais atraentes, melhor experiência através de dispositivos móveis e, principalmente, preços extremamente atrativos devido à recuperação econômica e inflação sobre controle”, conclui Dias.

E-commerce brasileiro cresce 22,7% em 2019 was last modified: fevereiro 17th, 2020 by Ablac
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Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
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Couromoda 2023
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