Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Sete resoluções para o varejo em 2021
 Como organizar o estoque de uma loja de...
Seis passos para destacar produtos e preços no...
Couromoda 2021, de 01° a 03 de março,...
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a...
Vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% em...
Seis orientações para fidelizar clientes
Edição presencial da Goiâniacal ocorre de 26 a...
Começa a contagem regressiva para a Sampa Week...
Gino Di Domenico assume a presidência da Studio...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Confiança do consumidor teve ligeira melhora em 2019

06/02/2020

O Indicador de Confiança do Consumidor mensurado pela CNDL e pelo SPC Brasil encerrou o ano de 2019 com 47,0 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número mais confiantes estão os consumidores. O dado alcançado no mês de dezembro supera os 45,8 pontos observados no mesmo período de 2018. Já com relação a novembro de 2019, o número ficou praticamente estável (47,2 pontos).

A percepção geral dos consumidores, tanto sobre a sua vida financeira quanto com a economia, permanece negativa, mas em um nível pouco mais otimista do que em períodos anteriores. Em cada dez brasileiros, seis (62%) avaliam como ‘ruim’ o atual momento econômico do país – há um ano, esse número era 10 pontos percentuais mais alto, alcançando 72% dos entrevistados. Já o percentual de brasileiros que consideram ‘bom’ o momento econômico atual avançou de 2% para 7%, um número ainda pequeno. Outros 30% consideram regular.

Observando a própria vida financeira, apenas 14% dos consumidores avaliam a condição como ‘boa’. A notícia positiva é que o percentual dos que avaliam a situação como ‘regular’ (47%) supera o dos que consideram a própria vida financeira ‘ruim’ (38%), que diminuiu dois pontos percentuais em 12 meses.

Custo de vida pesa no orçamento

Para 55% dos entrevistados, o custo de vida é o que mais tem pesado no seu orçamento, seguido do desemprego (20%). Na visão desses consumidores, as despesas que mais subiram nos últimos meses foram os produtos de supermercados (90%), conta de luz (88%), combustíveis (86%) e medicamentos (77%).

Olhando para os próximos seis meses, nota-se um equilíbrio entre as opiniões: 26% dos brasileiros estão otimistas com a situação do país no futuro e igual percentual (26%) está pessimista. Outros 44% se mantêm neutros.

Entre os otimistas com o futuro, o fator que mais pesa é a expectativa de que haverá mais estabilidade política do país (38%). Já 28% creem que coisas boas devem acontecer, embora não saibam apontar uma razão clara, enquanto 28% concordam com as medidas econômicas adotadas pelo governo. Já entre os pessimistas, a opinião é fundamentada, principalmente, pelo sentimento de que os preços continuam altos (56%), discordâncias com as medidas econômicas tomadas pelo governo (40%) e a percepção de que não há melhora no emprego (35%).

De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros possuem boas expectativas para o seu bolso nos próximos seis meses. A opinião é fundamentada, sobretudo, pela crença de que a economia do país irá melhorar (39%) e a esperança de conseguir um emprego ou aumento de renda (28%). Apenas 8% dos consumidores acreditam que a vida financeira estará ruim nos próximos seis meses e 32% pensam que ela continuará igual.

 

Confiança do consumidor teve ligeira melhora em 2019 was last modified: fevereiro 6th, 2020 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Começa a contagem regressiva para a Sampa...

06/01/2021

Lojistas pedem volta das atividades dos shoppings...

22/04/2020

Consumo nacional deve movimentar R$ 4,2 trilhões...

18/05/2017

Comércio gera 5,3 mil novas de emprego...

17/05/2017

Consumidores compram mais em ambiente agradável

22/05/2017

Varejo brasileiro deve deixar de faturar R$...

03/01/2019

Veja o que muda com a Lei...

11/12/2019

Marcas apostam em ‘detox digital’ e curadoria...

01/04/2019

Ferramentas de marketing para pequenos negócios

12/09/2019

Calendário de datas comerciais: como planejar ações...

16/05/2019



Agenda

Couromoda 2021
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 23 a 25 de agosto 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100


Topo