Maior feira regional de calçados do País, a Bahiacal, promovida pela Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Atividades Afins (Aberc), conta na edição deste ano, de 19 a 21 de janeiro, com apoio institucional da Francal Ablac Show, que participa do evento com uma palestra sobre visual merchandising exclusiva para lojistas do setor e um estande que para estreitar ainda mais o relacionamento com o mercado local.
Ao marcar presença na feira, a Francal Ablac Show dá prosseguimento ao conjunto de ações coordenadas para impulsionar o mercado calçadista o ano todo, anunciadas em agosto do ano passado, quando a Francal e a Ablac firmaram a parceria. Entre estas ações, está a promoção de conteúdo de alta qualidade com especialistas em diferentes áreas para as feiras regionais, de forma a ampliar o acesso dos lojistas a informações relevantes para a gestão de seus negócios, permitindo a obtenção de novos conhecimentos em suas próprias cidades ou regiões.
E não poderia haver melhor lugar para inaugurar esta participação nas feiras regionais. Reconhecida pelo foco no fechamento de negócios (na última edição, em julho de 2019, foram movimentados R$ 50 milhões) e pela variedade de modelos e marcas de calçados, a Bahiacal reúne 85 expositores – que representam cerca de 300 marcas – e espera receber mais de 700 lojistas e empresários da moda da Bahia, Sergipe e de um crescente número de outros estados do Norte e Nordeste.
Palestra de Cintia Lie Matuzawa
No dia 18, véspera da abertura da feira, a Francal Ablac Show promoveu um palestra, no Hotel Quality São Salvador, com Cintia Lie Matuzawa, diretora da Invarejo Co., premiada arquiteta, professora de instituições como Istituto Europeo di Design (IED), ESPM e FAAP, que tratou de um dos temas mais sensíveis quando o assunto é experiência de compra do consumidor: o visual merchandising. Trata-se de um conjunto de técnicas de marketing que deixam o ponto de venda encantador, charmoso e organizado, o que ajuda, e muito, a impulsionar os negócios dentro das lojas físicas.
O evento reuniu mais de cem profissionais, entre lojistas e representantes comerciais, e comprovou o conceito da Francal, junto a este público. “Estes profissionais tem consciência do trabalho que está sendo feito e elogiaram a parceria com a Ablac”, afirma o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.
Profissionalizar o setor calçadista
O presidente da Aberc, Rodrigo Kehl, comemora a parceria com a Francal Ablac Show para enfrentar o desafio de profissionalizar o setor calçadista. “A palestra abriu a feira e foi muito importante. Tivemos mais de 110 inscrições confirmadas, o que nos deixa muito satisfeitos e confiantes”.
O dirigente adianta que já está conversando com a Francal Ablac Show para que a parceria tenha continuidade em edições futuras e até mesmo fora da Bahiacal. “Como associação, queremos realizar, juntamente com a Francal, eventos fora da feira, de modo a levar conhecimento para nosso varejo no interior da Bahia, principalmente para os médios e pequeno clientes que precisam se modernizar”, diz.
Para o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, a Francal Ablac Show começa sua estratégia de feiras regionais com o pé direito. “A Bahiacal é um evento de grande relevância numa região que cada dia mais consolida sua importância no mercado de calçados e bolsas. Com isso, estamos dando mais um passo no compromisso que firmamos para o desenvolvimento do setor”.
A 28ª Bahiacal ocorre até esta terça-feira, 21, no Estacionamento G1 do Shopping Bela Vista, com o patrocínio da Patrus Transportes, Macle Sistemas e da Gerpack Embalagens e o apoio institucional da CDL Bahia, da Francal Ablac Show, Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Bolsas e Acessórios (Abrecal) e do Conselho Regional de Representantes Comerciais da Bahia (Core-BA).
Francal Ablac Show
Francal Ablac Show 2020 é uma parceria entre a Francal e a Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados para impulsionar o mercado calçadista o ano todo com uma série de ações coordenadas. Além da participação em feiras regionais por todo o País, a parceria é responsável pela criação do Conselho Consultivo da Cadeia do Calçado e, agora em janeiro, uma missão de lojistas de calçados e bolsas para a NRF 2020, em Nova Iorque, maior evento do varejo mundial.
Outros eventos programados, são: encontros pós-NRF (fevereiro), Rodadas de Negócios em Franca/SP (abril) e Novo Hamburgo/RS (setembro), Francal Ablac Show 2020 (1 a 3 de junho), em São Paulo, e Francal Ablac Show – Salão Alto Verão (24 e 25 de agosto), também em São Paulo.