O debate sobre sustentabilidade saiu da pauta restrita a ONGs e pequenos grupos de pessoas que temiam pela degradação do meio ambiente e entrou definitivamente nas ações de milhões de pessoas, marcas e empresas em todo o mundo. Os efeitos da ação humana no planeta estão cada vez mais evidentes e, com isso, a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior.
A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, idealizou um estudo exclusivo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre como os consumidores percebem mudanças que podem ser feitas em benefício do meio ambiente e como as empresas lidam com isso.
Entre outros dados, a pesquisa indica que 75% das pessoas alteraram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta, enquanto 70% fizeram mudanças pela preocupação com o próprio bem-estar e 65% pela preocupação com as próximas gerações. Além disso, quando perguntados qual a duração dessas mudanças no seu cotidiano, 41% afirmaram que seriam totalmente definitivas e 35% disseram que seriam extremamente definitivas.
De maneira geral, as pessoas se mostram preocupadas com o meio ambiente e apresentam alguma mudança no comportamento de consumo. As principais são preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis e redução do uso de plástico, como canudos e copos.
“Como era de se esperar, essas mudanças não são homogêneas e há segmentos que estão mais dispostos a ter comportamentos mais sustentáveis do que outros”, afirma a professora de marketing Lucia Barros, da FGV. O estudo também analisou quais atitudes as pessoas acreditam que tornam as marcas mais sustentáveis. Trabalhar com embalagens recicláveis foi a mais lembrada. Confira no gráfico acima as demais respostas.
“Temos notado um crescente interesse das empresas em obter dados e insights relacionados à percepção dos consumidores sobre temas bastante sensíveis, como sustentabilidade, questões sociais e ambientais. O maior desafio para essas marcas, após compreender melhor o interesse das pessoas, é alinhar-se de forma autêntica e verdadeira a esses anseios, fornecendo indicadores sobre as próximas ações, com uma visão 360° para criar uma conexão profunda com seus valores e iniciativas”, completa Luca Bon, diretor-geral da Toluna no Brasil.
Pesquisa foi realizada entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2019 com 1034 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.