Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Movimento nos shoppings caiu 32% e tempo de...
Governo adotará novas medidas para enfrentar fase final...
Confiança do Consumidor sobe em fevereiro, após quatro...
Fórum Conexão Couromoda: conheça os debatedores do segundo...
Contratar funcionários pela empatia e capacidade de sorrir?
Aplicativos e outras tendências para o varejo em...
Definida a programação do primeiro dia do Fórum...
‘Sistema tributário atual não favorece negócios no Brasil’
A importância do DRE Gerencial para as lojas...
Sem auxílio emergencial, varejo paulista deve deixar de...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Preservação do planeta faz consumidor mudar hábitos

03/01/2020

O debate sobre sustentabilidade saiu da pauta restrita a ONGs e pequenos grupos de pessoas que temiam pela degradação do meio ambiente e entrou definitivamente nas ações de milhões de pessoas, marcas e empresas em todo o mundo. Os efeitos da ação humana no planeta estão cada vez mais evidentes e, com isso, a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior.

A Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor sob demanda, idealizou um estudo exclusivo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre como os consumidores percebem mudanças que podem ser feitas em benefício do meio ambiente e como as empresas lidam com isso.

Entre outros dados, a pesquisa indica que 75% das pessoas alteraram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta, enquanto 70% fizeram mudanças pela preocupação com o próprio bem-estar e 65% pela preocupação com as próximas gerações. Além disso, quando perguntados qual a duração dessas mudanças no seu cotidiano, 41% afirmaram que seriam totalmente definitivas e 35% disseram que seriam extremamente definitivas.

De maneira geral, as pessoas se mostram preocupadas com o meio ambiente e apresentam alguma mudança no comportamento de consumo. As principais são preferência por embalagens recicláveis ou reutilizáveis e redução do uso de plástico, como canudos e copos.

“Como era de se esperar, essas mudanças não são homogêneas e há segmentos que estão mais dispostos a ter comportamentos mais sustentáveis do que outros”, afirma a professora de marketing Lucia Barros, da FGV.  O estudo também analisou quais atitudes as pessoas acreditam que tornam as marcas mais sustentáveis. Trabalhar com embalagens recicláveis foi a mais lembrada. Confira no gráfico acima as demais respostas.

“Temos notado um crescente interesse das empresas em obter dados e insights relacionados à percepção dos consumidores sobre temas bastante sensíveis, como sustentabilidade, questões sociais e ambientais. O maior desafio para essas marcas, após compreender melhor o interesse das pessoas, é alinhar-se de forma autêntica e verdadeira a esses anseios, fornecendo indicadores sobre as próximas ações, com uma visão 360° para criar uma conexão profunda com seus valores e iniciativas”, completa Luca Bon, diretor-geral da Toluna no Brasil.

Pesquisa foi realizada entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2019 com 1034 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

Preservação do planeta faz consumidor mudar hábitos was last modified: janeiro 3rd, 2020 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Como negociar bem com os fornecedores e...

07/12/2017

Vulcabras anuncia licenciamento da marca Azaleia para...

25/09/2020

Clientes estão muito mais exigentes

21/06/2018

Jantar com lojistas comemora 30 anos de...

23/05/2019

Reabertura do comércio pode não ser suficiente...

27/05/2020

Sebrae e Caixa viabilizam acesso ao crédito...

28/05/2020

O varejo consegue pensar simples?

27/11/2017

Governo de Santa Catarina autoriza prova de...

26/05/2020

Saiba como vender pelo WhatsApp

09/06/2020

Empresa gaúcha de tecnologia registra crescimento de...

19/10/2020



Agenda

Couromoda 2021 - 100% digital
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 11 a 13 de agosto de 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2022
Data: 18 a 20 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo