O varejo nacional deve perder R$ 11,8 bilhões em 2020 por causa de feriados e pontes, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio/SP). Esse montante é 53% maior do que os R$ 7,6 bilhões estimados em 2019. O “prejuízo” será maior pelo fato de ter mais feriados aos fins de semana e mais pontes de emendas. Em 2019, foram sete dias de feriados; em 2020, serão 11.
O setor classificado no estudo como “outras atividades” é o que deve contabilizar a maior perda, em torno de R$ 4,48 bilhões, alta de 47% em relação a 2019. É importante ressaltar que nesse grupo predomina o comércio de combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, entre outros. Já as atividades de supermercados e farmácias devem perder R$ 3,2 bilhões e R$ 1,87 bilhão, respectivamente, aumentos de 58% e 59% na comparação a 2019.
ESTIMATIVA DE PERDAS DE FATURAMENTO ANUAL COM FERIADOS POR SEGMENTO DE ATIVIDADE
Faturamento real em R$ mil (a preços de setembro 2019) – dados projetados
Ano……………… Farm. e perf…… Móveis e dec…… Vest/Tec/calç….. Superm……. Outros………. Total
2019…………….. 1.173.111……… 666.956…………… 776.760…………… 2.031.261…. 3.035.653…. 7.683.741
2020…………….. 1.868.251……… 1.076.096………… 1.130.526……….. 3.212.522…. 4.477.402….. 11.764.798
2020 part %… 15,9%……………… 9,1%………………… 9,65……………….. 27,3%……….. 38,1%……….. 100,00%
Var. 20/19 ……. 59%………………. 61%…………………. 46%………………… 58%………….. 47%………….. 53%
Os demais segmentos que devem deixar de faturar com os feriados e pontes são: vestuário, tecidos e calçados (-46%), com R$ 1,1 bilhão; e móveis e decoração (-61%), com montante atingido de R$ 1 bilhão.
A Fecomércio/SP desconsiderou os feriados estaduais e municipais – que também prejudicam, em média, a atividade comercial. Na análise da Entidade, esses R$ 11,8 bilhões podem parecer um enorme dano ao varejo, contudo, o valor representa 0,6% de tudo o que o setor fatura em um ano (ou aproximadamente dois dias de comércio completamente fechado).
Além disso, com a economia mostrando sinais de recuperação, a tendência é de haver mais vendas em 2020. Para a Federação, a discussão de perdas em razão dos feriados vai ficando para trás. O estudo não visa a analisar a transferência de renda para outros setores, sobretudo o turismo, uma vez que é favorecido nesses períodos.