As relações comerciais entre fabricantes de calçados no Rio Grande do Sul e lojistas de todo o Brasil devem ser facilitadas e, possivelmente, ampliadas com a plataforma digital lançada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo (SIC-NH), com o apoio de outras entidades calçadistas do Vale do Rio dos Sinos, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Sapatos do Sul – www.sapatosdosul.com – é uma ferramenta de apresentação online de empresas calçadistas gaúchas e visa aproximá-la de lojistas de todas as regiões brasileiras. A proposta é oferecer aos compradores a possibilidade de visualizar diversos modelos de uma só vez, simplificando o processo de compra e oferecendo às marcas participantes a possibilidade de expor seus produtos de maneira mais competitiva.
Os produtos são identificados pelas categorias feminino, masculino, infantil e bolsas e, nas duas primeiras, também pelas subcategorias casual, social e esportivo, o que facilita o acesso dos lojistas, inclusive via mobile. Cada categoria/subcategoria exibe a logomarca da empresa, dez fotos e um breve descritivo dos produtos, com destaque a informações como materiais utilizados, cores disponíveis e referência. Além disso, está disponível para download o catálogo virtual da marca.
Empresas participantes
Empresas como Kildare, Tchocco e Cristófoli já aderiram à plataforma, que pretende chegar a 50 marcas nos próximos meses, número que, para os organizadores, torna o projeto relevante aos lojistas. Em março, será feito o lançamento oficial para lojistas de todo o Brasil, que poderão acessar a plataforma, verificar os produtos de seu interesse e deixar uma mensagem para que os respectivos fabricantes entrem em contato, o que deve ser feito o mais brevemente possível.
“Já temos 4 mil lojistas cadastrados, nomes que nos foram fornecidos por um parceiro informal do projeto e que passarão a receber informações para acessarem a plataforma e verificarem os fornecedores que melhor atendam às suas exigências”, afirma o presidente do SIC-NH, Paulo Ricardo da Silva.
As marcas participantes pagam um valor mensal para terem acesso à plataforma e recebem ao final de cada mês um relatório de acessos. O valor arrecadado será todo destinado à manutenção e divulgação da plataforma, que foi a vencedora de um edital nacional de inovação do qual participaram 117 projetos e pretende, numa segunda etapa, contar com marcas de outros polos calçadistas do Rio Grande do Sul, como Igrejinha e Três Coroas, cujos Sindicatos das Indústrias de Calçados são apoiadores.
Conforme o presidente do SIC-NH, a entidade recebe diariamente ligações de lojistas e outros interessados em comprar calçados no Vale do Sinos. Com o lançamento da plataforma Sapatos do Sul, estes compradores terão informações sobre um grande número de empresas num ambiente virtual e poderão fazer suas escolhas a qualquer momento. A expectativa da entidade é que os acessos resultem em negócios crescentes às empresas participantes.