Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Varejo de calçados prevê comprar 80% do estoque...
Gang inaugura primeira loja em Bento Gonçalves
Couromoda lança edição de 2023 em café da...
Linx proporciona experiência inédita no Metaverso durante SICC...
Decathlon amplia atuação e abre sua primeira loja...
76% dos consumidores tem intenção de ir às...
SICC terá imersão no metaverso e experiência omnichannel
Dopamine dressing é mote da campanha da Couromoda...
Kidy apresenta linha de calçados inspirada no jogo...
SICC abre credenciamento e promete impulsionar crescimento setorial

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Nível de automação no Brasil cresce 4%, indica GS1 Brasil

16/12/2019

O Índice de Automação do Mercado Brasileiro chega ao terceiro ano de publicação e constata que o nível de automação nas empresas aumentou 4% de 2018 para 2019. O estudo, realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, tem como objetivo mensurar o quanto a automação está presente nas empresas brasileiras e na vida do consumidor. O índice é mensurado em um intervalo de avaliação de 0 a 1, sendo 0 a ausência de automação e 1 a representação da automação plena.

Indústria

O método de estudo contempla seis dimensões para as indústrias (Sistemas, Logística, Atendimento, Relacionamento com o Colaborador, Relacionamento com o Cliente e Fábrica), avaliando em cada dimensão como é a adoção de tecnologias de automação. Com leituras por porte e categorias de uso, no último ano se destacaram indústrias de pequeno porte que aumentaram seu índice de automação de 0,273 para 0,275, e do setor de Bens de Consumo Semiduráveis que passou de um índice de 0,249 para 0,259.

Índice de automação do mercado brasileiro (por categoria de uso)
Ano…… Ind. em geral…… BCND …… BCSD …… BDCD …… BI …….. DC.
2018 …. 0,296 ……………. 0,327……… 0,249 …… 0,296 …….. 0,307 . 0,313
2019 …. 0,298 ……………. 0,326 …….. 0,259 …… 0,295 ……. 0,313… 0,292

BCND – Bens de Consumo Não Duráveis
BCSD – Bens de Consumo Semi Duráveis
BCD – bens de Consumo Duráveis
BI – Bens Intermediários
DC – Bens de Capital

Comércio e Serviços

Para o setor de Comércio e serviços, também são consideradas seis dimensões, sendo diferenciado da indústria pela inclusão da avaliação da loja (Sistemas, Logística, Atendimento, Relacionamento com o Colaborador, Relacionamento com o Cliente e Loja). Com leituras por porte e por tipo (Varejo, Atacado e Serviços). Entre os destaques para o ano de 2019 estão o varejo que passou de um índice de 0,213 para 0,234, e o e-commerce que passou de 0,295 para 0,317.

Índice de Automação do Mercado Brasileiro
Tipo de estabelecimento
Ano …. Com e Serviços ….. Varejo …..  Atacado…..  E-commerce ….. Serviços
2018 … 0,204 …………………. 0,213 ……… 0,224 ………… 0,295…………….. 0,176
2019…. 0,222 …………………. 0,234 ………. 0,236 …………. 0,317 ……………. 0,19

De acordo com João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, o Índice de Automação do Mercado Brasileiro foi criado para auxiliar empresas a planejar estratégias com base nas novas demandas na era 4.0. “A comunidade de negócios pode contar com nossa entidade para compreender melhor a dinâmica da automação e da inovação.”

O estudo constata que o conceito de automação está bem difundido nas empresas e que está diretamente ligado à produtividade e à inovação. Enquanto o conceito de automação para a indústria está mais ligado à produção e logística com o uso de maquinário, esteiras e sensores óticos, para o comércio e serviços ele se amplia a todos os equipamentos que tornam os processos mais eficientes – incluindo sistemas de gestão do ponto de vendas e do estoque.

Consumidores

A automação para consumidores está muito mais ligada à adoção de tecnologias. Também avaliado em 6 dimensões, mas com um foco diferente das empresas, o índice de automação do consumidor brasileiro também teve uma evolução em 2019, passando de 0,174 pontos para 0,181.

As maiores evoluções na adoção de tecnologias pelos consumidores ocorreram no aumento do acesso à internet e na adoção de tecnologias no veículo como sensor de ré e a integração do celular e do GPS ao sistema de multimídia dos veículos.

Consumidores ………….. 2018 ….. 2019
Acesso à internet ………. 0,410 …. 0,429
Aplicativos ……………….. 0,325 ….. 0,330
Eletrodomésticos/elet. 0,160 …… 0,163
Carro………………………… 0,080 ……. 0,907
Residência………………… 0,041 …… 0,307
Itens pessoais…………… 0,030 ……. 0,030
Indice Brasil……………… 0,174 ……. 0,181

Durante um ano foram entrevistados 2.680 consumidores; na indústria, 1.979 empresas; e no comércio/serviços, 2.833 empresas de todos os portes e com abrangência nacional. No ano de 2019, o cálculo do índice de Automação do mercado Brasileiro foi reformulado para considerar as novas tecnologias de automação disponíveis no mercado nacional.
Mais detalhes sobre este e outros estudos você pode acessar na área de dados e estatísticas da GS1 Brasil aqui

Nível de automação no Brasil cresce 4%, indica GS1 Brasil was last modified: dezembro 16th, 2019 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

eSocial download ‘facilita’ a vida do empregador

04/11/2020

Propósito: você vai precisar achar o seu

04/05/2020

Marketing sensorial: saiba como reproduzir a experiência...

29/09/2020

Ablac parabeniza industriais calçadistas pelo Dia da...

25/05/2021

E-commerce cresce 47% em abril

14/05/2020

Consumidor e colaborador são os pilares de...

03/10/2018

Nova campanha de Calçados Pegada destaca as...

09/01/2020

Sete resoluções para o varejo em 2021

15/01/2021

Loja do futuro é só tecnologia?

15/03/2018

‘GC alavanca sell out e margens do...

06/06/2019



Agenda

SICC 2022
Data: 23 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo