Um laboratório de experiência para o consumidor e para empresas de varejo foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 4, na Escola de Negócios da PUC/RS, em Porto Alegre. O Labex é uma parceria entre a universidade e a agência Paim, por meio do PaimLab, e funcionará como um centro de pesquisa. “Em tempos de e-commerce, temos a crença de que os pontos de vendas ainda são fundamentais na jornada do consumidor”, declarou Cesar Paim, sócio da agência, afirmando, ainda, que sua empresa busca investir na inovação.
Em uma área de 100m², o Labex está localizado no sexto andar do prédio 50 da PUC (foto maior, acima). No espaço, será simulada uma loja tradicional, que permitirá criar diversos formatos sobre variados segmentos. “A proposta é acolher demandas do varejo, estudar as dificuldades e propor soluções”, explicou o diretor de Inovação da Paim, Kim Gesswein, que também é professor da Faculdade de Meios de Comunicação Social (Famecos), da PUC, e um dos coordenadores do Labex, junto com Vinícius Sittoni Brasil e Stefânia Ordovás de Almeida, ambos docentes da Escola de Negócios.
O Labex é destinado a estudos de experiências de consumo e terá programas de realidade virtual, rastreamento de visão, mapas de calor e reconhecimento facial. “Representa a união de expertises”, pontuou a doutoranda em Administração da PUC Amália Machado, que trabalhará no Labex, que, além da abordagem da Comunicação e de Negócios, envolve áreas como Psicologia, Marketing, Computação e Arquitetura. As primeiras parceiras do Labex são com a marca de sapatos femininos Zaky, da Grendene, e com a grife da própria universidade. (Fonte: coletiva.net / Foto Zaky – Camila Cunha)