Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Varejo de calçados prevê comprar 80% do estoque...
Gang inaugura primeira loja em Bento Gonçalves
Couromoda lança edição de 2023 em café da...
Linx proporciona experiência inédita no Metaverso durante SICC...
Decathlon amplia atuação e abre sua primeira loja...
76% dos consumidores tem intenção de ir às...
SICC terá imersão no metaverso e experiência omnichannel
Dopamine dressing é mote da campanha da Couromoda...
Kidy apresenta linha de calçados inspirada no jogo...
SICC abre credenciamento e promete impulsionar crescimento setorial

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Não se inspire apenas com seu concorrente!

12/09/2019

No final de agosto realizamos, em São Paulo, mais uma edição do nosso Study Tour, onde escolhemos os mais recentes e melhores exemplos de lojas com foco em temas como inovação, posicionamento, gestão, propósito, entre outros.

Se em um dos meus artigos passados eu explorei um pouco sobre a questão dessas visitas técnicas (e que você pode ler aqui), uma das questões que tem me chamado a atenção é a necessidade de engajar o varejista brasileiro a buscar exemplos fora de seu modelo de negócio.

Na busca por inovação, é comum que um dono de supermercado queira conhecer bons exemplos ou boas práticas somente em supermercados, assim como algum dono de shopping também só deseja conhecer os bons exemplos de seu setor.

Eu acredito que esse é um erro, e mais comum do que se imagina. O varejista precisa entender que tudo o que o cerca pode ser uma inspiração para o seu negócio, principalmente quando falamos em exemplos de marcas de varejo e consumo. No final, estamos sempre falando em como encantar e engajar consumidores.

Para se ter uma ideia, certa vez, um dono de postos me confidenciou que pouco teria a aprender com uma empresa que tinha excelência em serviços como foco, pois seu negócio era apenas a venda de combustível. E não seria o frentista um dos pontos mais frágeis da relação entre um posto e seu consumidor, alguém que deveria ter um foco ímpar na prestação de serviços e na excelência desses?

Eu acredito que é quando o varejista abre sua visão para conhecer diferentes formatos e negócios que a inspiração para algo surpreendente em seu negócio pode aparecer. Não tenho dúvidas de que as peculiaridades de bom supermercado podem ensinar a um dono de depósito de materiais de construção, assim como esse pode ensinar algo a um magazine e assim por diante. É uma cadeia interminável de oportunidades.

Penso que é até mesmo engraçado achar que uma visão limitada apenas ao seu segmento pode direcionar o negócio, uma vez que se estamos analisando apenas nosso mercado e as práticas já existentes nesse, o máximo que podemos é copiar o que está sendo feito, ao invés de criar algo novo de fato.

Não se inspire apenas com seu concorrente. Uma boa resposta ao seu negócio pode estar onde você jamais esperaria. Seja curioso, inusitado, busque aprender com todos os negócios que você tem contato no seu dia a dia. Seu negócio, seu mercado e seus consumidores agradecem.

Autor: Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP, potencializadora de negócios do Grupo GS&Gouvêa de Souza. Foto: bigstock

Não se inspire apenas com seu concorrente! was last modified: setembro 12th, 2019 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

77% dos brasileiros testaram um novo meio...

14/05/2021

Recomendações para evitar rupturas no estoque

30/08/2017

Saiba como bombar as vendas da sua...

22/02/2018

Tecnologia e desenvolvimento do varejo em pauta

24/05/2018

Com mais idosos acessando a internet, varejo...

17/03/2021

Setor de cartão de crédito propõe fim...

30/01/2018

Couromoda Digital trouxe verão em primeira mão...

12/06/2021

Quatro passos para criar a ‘loja do...

03/06/2020

Lojistas desenvolvem novas competências durante a pandemia

30/06/2020

Inadimplência perde fôlego e país abre 2020...

20/01/2020



Agenda

SICC 2022
Data: 23 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo