Transformação digital impacta os negócios, a sociedade e a forma de consumir. Durante o Café com Lojistas, evento do Sindilojas Porto Alegre, desta quarta-feira, 26, Francis Ricalde, Chief Architect da IBM, coordenador e professor de pós-graduação de Big Data e Inteligência de Marketing na ESPM, afirmou que, apesar da enorme mudança que ocorre nos negócios, a tecnologia é a responsável por criar consumidores cada vez mais engajados e conectados.
Para responder à altura, as empresas precisam aplicar os quatro pilares essenciais para quem deseja permanecer relevante no mercado: tecnologia, processos estruturados, pessoas e estratégia, que devem orientar toda a estrutura e a atuação de companhias de qualquer perfil e tamanho. “A soma de novos consumidores, empresas digitais, novas tecnologias e conexão em tempo real é um reflexo dessa transformação, mas tudo gira em torno de entregar simplicidade e agilidade nas entregas. Esse deve ser o propósito de toda a transformação”, destacou o especialista.
Era do cliente
De acordo com o palestrante, foi-se a época da manufatura, da distribuição e da informação. Hoje vivemos o momento de focar no cliente, que exige personalização e está no controle de qualquer movimento de consumo. “O cliente é o rei, porque é ele quem define as marcas e as empresas que vão ter sucesso e as que vão morrer”, explicou Ricalde.
O blockchain, que é a rede para rastreamento de toda a cadeia produtiva, é reflexo dessa era do cliente, que deseja ter acesso ao máximo de informações para ter autonomia no momento de consumo. Por isso, colocar o cliente no centro de toda e qualquer estratégia de negócio é a melhor maneira de se conectar a ele e manter o negócio relevante em um momento em que tudo muda o tempo todo.