Inovações tecnológicas refletem oportunidades positivas para sua loja fidelizar clientes e são ótimas ações para encantar consumidores. Tecnologias como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência artificial podem transformar o varejo em um espaço de experiência exclusiva para o consumidor.
Cada vez mais, os clientes estão se integrando ao ambiente digital, buscando por eficiência, atendimento facilitado, qualidade nos serviços e comodidade. Tendo em vista essa realidade, podemos concluir que estamos lidando com um consumidor multicanal, que exige adaptações das marcas quanto aos seus hábitos e costumes. Desta maneira, a tecnologia pode proporcionar uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para atender a esse cliente de forma mais independente.
Para ficar mais claro na prática, separei cinco vantagens para transformar o seu negócio através das inovações tecnológicas:
1 – Integração da loja física com online: o e-commerce é uma alternativa positiva, pois nessa modalidade o cliente pode comprar no site e retirar na loja, economizando o custo de frete. Duas tecnologias são eficazes para essa integração: omnichannel une os canais de vendas on-line e a loja física, enquanto os sistemas RFID podem ser incorporados no controle logístico.
2 – Análise de dados: o Big Data proporciona um gerenciamento de qualidade dos dados coletados. Isso acontece por meio do histórico atualizado de compras do consumidor que se obtém sobre as características sobre o cliente.
3 – Eficácia na gestão: aperfeiçoar os processos internos da loja cria um serviço de atendimento único e personalizado, resultando em maior conversão de vendas e fidelização do cliente.
4 – Inteligência para a empresa: a inteligência artificial desempenha um papel de melhoria eficiente, pois a empresa poderá conhecer de fato o seu cliente e proporcionar uma melhoria na experiência do consumidor.
5 – Crescimento das vendas: através das ferramentas de gestão que medem o nível de desempenho, os KPI’s, é possível compreender toda a jornada de compra do consumidor, entendendo o que de fato é relevante para o cliente final, fidelizando a marca e convertendo em vendas.
No que há de mais atual para o varejo nacional, estão tecnologias como um espelho interativo, já em funcionamento no Brasil, além da recém-lançada vitrine interativa que, no final de maio, esteve presente em primeira mão na Feira Brasileira de Varejo, no Rio Grande do Sul. Já imaginou seu cliente fazendo compras mesmo com a loja fechada, escolhendo peças, cores e tamanhos, efetuando o pagamento ali mesmo e recebendo em casa? Esta experiência também já está a poucos passos de ser implantada no Brasil.
Uma vitrine como esta pode fornecer o aumento da visibilidade e atratividade da marca já que vem com elementos visuais, criando interações com ambiente externo da loja, atuando também como suporte informativo e comercial da marca. Com a implantação de ferramentas como essa, os lojistas podem ter vantagens em longo prazo, como a fidelização do cliente com a marca, plataforma digital sempre integrada às lojas físicas e engajamento com inovações tecnológicas, sendo assim um canal de viralização e case de sucesso para seus consumidores.
Fábio Avellar, executive Partner da ICX Labs, startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores