Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Sete resoluções para o varejo em 2021
 Como organizar o estoque de uma loja de...
Seis passos para destacar produtos e preços no...
Couromoda 2021, de 01° a 03 de março,...
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a...
Vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% em...
Seis orientações para fidelizar clientes
Edição presencial da Goiâniacal ocorre de 26 a...
Começa a contagem regressiva para a Sampa Week...
Gino Di Domenico assume a presidência da Studio...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

“É preciso experimentar pontos de vista diferentes”, afirma palestrante

25/04/2019

Expandir o olhar sobre os serviços e produtos que são oferecidos é o início para a aplicação do design thinking em um negócio. Segundo o speaker e consultor Alexandre Garcia, que comandou a palestra “Desing thinking para o varejo”, no Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre desta quarta-feira (22), a aplicação dessa abordagem começa ao se analisar as “pontas da curva” da empresa, ou seja, ao buscar entender o que a pessoa que não é cliente está querendo. E, para isso, considerar algo que vá na contramão do que é tendência pode ser um dos caminhos para convertê-la em uma usuária da marca.

Outra maneira é analisar aquilo que a loja oferece a partir do ponto de vista da etnografia, uma técnica de pesquisa que consiste em vivenciar a situação junto com a outra pessoa, para tentar compreender o ponto de vista dela. “Precisamos ser clientes do nosso negócio, experimentar, para enxergar a realidade sob outra perspectiva e, então, ter ideias. As ideias são a base da criatividade, e a base da criatividade é o pensamento divergente”, defende Garcia.

Protótipo como ponto central do design thinking

Após o período de ampliar a ótica das situações, é preciso testar algo novo. Para que os lojistas conduzam da melhor forma esse processo, o palestrante compartilhou um passo a passo:

– Analise produtos/serviços, processos, a cultura da empresa, o marketing/posicionamento a partir da ótica do design.
– Questione-se: o que existe hoje na minha empresa? E se eu fizer de forma diferente, como seria? Que resultado geraria?
– Teste. Aplique um protótipo.

De acordo com o palestrante, no entanto, é preciso estar ciente de que a aplicação de um protótipo não necessariamente gerará o resultado esperado. Mas, se a empresa não testar coisas novas, ela provavelmente não sairá do lugar comum. (Fonte: Sindilojas Porto Alegre)

“É preciso experimentar pontos de vista diferentes”, afirma palestrante was last modified: abril 26th, 2019 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Aprendizados e adaptações em tempos de crise!

01/04/2020

Pronampe vai liberar mais R$ 12 bilhões...

12/08/2020

Pela sobrevivência do comércio

14/07/2020

Desafios a serem enfrentados pelo novo Presidente...

30/11/2018

Payly reduz custos de pagamentos a lojistas...

12/06/2019

Comércio criou 69.239 novos postos de trabalho...

30/10/2020

Transforme o bom atendimento em vendas efetivas

05/02/2020

Como alavancar vendas utilizando omnichannel

11/11/2017

Comitê aprova prorrogação do pagamento de tributos...

19/03/2020

Calçados Beira Rio é, de novo, empresa...

11/12/2020



Agenda

Couromoda 2021
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 23 a 25 de agosto 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100


Topo