Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Como encontrar um nicho para começar uma loja...
Confiança do empresário do comércio cai 2,2% em...
Simples Nacional 2021 – Adesão vai até o...
Sete resoluções para o varejo em 2021
 Como organizar o estoque de uma loja de...
Seis passos para destacar produtos e preços no...
Couromoda 2021, de 01° a 03 de março,...
Restrições de 2020 tornaram mais urgente repensar a...
Vendas no comércio eletrônico devem crescer 26% em...
Seis orientações para fidelizar clientes

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Marcas apostam em ‘detox digital’ e curadoria para atrair consumidor

01/04/2019

O festival SXSW, que reuniu mais de 300 mil pessoas em Austin, no Texas (EUA), nas últimas semanas, serviu de inspiração para os lojistas que querem acompanhar as tendências mundiais de consumo e aprimorar os seus negócios. E, para contar um pouco do que viu por lá, Melissa Lesnovski, diretora de inovação da agência Aldeia, foi uma das palestrantes convidadas do Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre da última sexta-feira (29), destacando iniciativas que podem ser aproveitadas pelos profissionais do setor. Jonatas Abott, sócio-diretor executivo da Dinamize, também participou do bate-papo, contribuindo com a sua visão do evento e com questionamentos focados no desenvolvimento do varejo.

Entre os destaques observados por Melissa durante o SXSW, estiveram cases de comportamento, hábitos e tendências que não necessariamente focavam no varejo em si, mas que impactam diretamente na transformação dos mais variados tipos de negócios. Um dos pontos fortes relatados por ela foi o “detox digital” que muitas marcas estão fazendo, deixando um pouco de lado os recursos tecnológicos e dando espaço para o analógico e para a experimentação.

“Existe uma onda retrô, que é a tendência de consumir marcas que tenham um legado, que façam parte da nossa história, que lembramos que nossos pais e avós consumiam”, explicou. Melissa entende esse movimento como uma oportunidade para as empresas, que podem retomar produtos considerados antigos e também pensar em como dar um cara “vintage” para os atuais.

Saber como contar histórias e gerar identificação nos consumidores, seja por meio do posicionamento da marca quanto do estilo de um produto, também é extremamente importante nos dias de hoje, segundo ela. Envolver as pessoas gerando diferentes emoções, seja por uma propaganda ou por uma ação pontual, pode conquistar as pessoas e fidelizar clientes.

Para trazer a audiência de volta

De acordo com Melissa, existem quatro pilares que podem ser seguidos pelas marcas para retomar a atenção e despertar o interesse dos clientes. Esses pilares também foram observados durante o festival a partir das marcas presentes. São eles:

– Manter um diálogo com o consumidor;
– Investir em curadoria e personalização;
– Incluir o produto ou serviço no contexto da vida das pessoas;
– Transmitir conselhos de experts (ensinar as pessoas a usarem e aproveitarem da melhor forma o produto).

Para a palestrante, sair do lugar comum exige coragem e o apoio de todas as camadas de uma empresa. “Devemos pensar se estamos fazendo uma inovação real ou um fetiche apenas. Para inovar é preciso aceitar riscos e planejar resultados, e não inovar sem propósito. Inovar só por inovar não funciona”, alertou. (Fonte: Sindilojas Porto Alegre)

Marcas apostam em ‘detox digital’ e curadoria para atrair consumidor was last modified: abril 1st, 2019 by Ablac
1
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Venda mais com marketing de influência

16/03/2020

15 mil lojas de shoppings não devem...

26/05/2020

Sete tecnologias que já estão mudando o...

18/02/2019

Saiba como montar um ponto de venda...

23/01/2018

CNC eleva para 1,6% projeção de crescimento...

14/07/2017

Loja do futuro é só tecnologia?

15/03/2018

Pronampe vai liberar mais R$ 12 bilhões...

12/08/2020

Entidades lançam manifesto pela reativação da cadeia...

27/03/2020

Vestuário lidera preferência dos consumidores para a...

25/11/2020

“Marcas obcecadas pelo cliente crescem na pandemia”,...

27/07/2020



Agenda

Couromoda 2021
Data: 1 a 3 de março
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

Francal 52ª Ablac Show
Data: 23 a 25 de agosto 2021
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100


Topo