A tecnologia ganha cada vez mais importância para a gestão do varejo. Dos sistemas inteligentes aos modernos apps, os gestores contam com novas soluções para controlar o desempenho das lojas e tomar decisões rápidas e assertivas.
A Data System, de Limeira/SP, apresentou na Couromoda 2019 novidades em sintonia com esta tendência, como o aplicativo para venda mobile específico para lojas de calçados e roupas. Alex Marques, diretor comercial da empresa, enfatiza que esta ferramenta era muito esperada pelos lojistas.
“Conhecemos a realidade do varejo no Brasil e do consumidor, por isso entendemos que a mobilidade nas operações de vendas poderá se tornar um diferencial no atendimento e na experiência de compras. Porém, mais do que a experiência de compras, queremos agregar um ganho na eficiência operacional e otimização dos equipamentos do PDV”, explica. A solução de mobilidade é completa, ou seja, oferece não apenas o aplicativo, mas também o equipamento móvel que realiza a leitura do código de barras, leitura do cartão de crédito e a impressão fiscal, tudo integrado em um equipamento que cabe na palma da mão.
Outro lançamento é o APP do Vendedor, que permite ao vendedor de loja consultar os seus principais indicadores de desempenho e registrar as vendas não convertidas e os motivos pelos quais elas não foram finalizadas. Essas informações podem ser utilizadas pelo gerente ou supervisor para corrigir eventuais falhas no atendimento e fazer com o índice de conversão de vendas cresça.
As duas novidades se somaram ao carro-chefe do portfólio de soluções da Data System, o software USE, específico para lojas de calçados e confecções. Com ele, o lojista gerencia seu negócio, controla as vendas, as compras, o estoque e o financeiro através de uma interface amigável e intuitiva. Tudo em um só lugar, na palma da mão e com relatórios otimizados, para ganhar agilidade das decisões estratégicas. O USE é utilizado por lojas de todas as regiões brasileiras e, como as demais soluções da DataSystem, teve grande procura por parte dos visitantes da Couromoda 2019.
Semáforo de consumo
Na feira paulista, a empresa também apresentou o seu Semáforo de Consumo, painel digital que permite ao lojista comparar os indicadores de desempenho de produtos com as cores de um semáforo de trânsito – Verde, amarelo e vermelho. Como em edições anteriores da feira, o painel atraiu a atenção de muitos visitantes da Couromoda 2019.
Nele, o lojista cria uma visão de uma categoria de produtos e define quanto pretende vender (consumo) num determinado período (dias, semanas e meses). O sistema entende e apresenta através de cores os produtos que estão girando acima ou abaixo do projetado, permitindo uma tomada de decisão rápida e segura.
No estágio atual do varejo, o amplo mix de produtos e a grande quantidade de informações muitas vezes obrigam o gestor a olhar as listas de produtos uma a uma e o impedem de decidir com rapidez as estratégias de vendas que se fazem necessárias. “O Semáforo de Consumo apresenta as oportunidades e os riscos ao desempenho dos produtos e torna possível decidir rapidamente”, acrescenta Alex Marques, que foi um dos palestrantes do Fórum Couromoda, ciclo de palestras diárias sobre temas relevantes para o varejo.
Use Franquias
A Data System iniciou 2019 com o objetivo de posicionar-se como referência em softwares para lojas de calçados e roupas. Por isso, em março, apresenta ao mercado o USE Franquias, software para o segmento de franquias. A primeira a utilizá-lo será uma rede com sede em Minas Gerais e 116 lojas em diversos estados brasileiros. “Trata-se de uma empresa com viés tecnológico muito forte e que vai ser uma parceira muito interessante”, afirma Marques.
Para lançar o USE Franquias, a Data System implantou uma unidade interna com produção customizada e ampliou em 10% o quadro de desenvolvedores. “Outras áreas internas também vão ser potencializadas para dar suporte aos novos clientes”, destaca Marques. Com o lançamento, a empresa paulista pretende repetir em 2019 o desempenho positivo de 2018, quando cresceu 25%. “Temos perspectivas muito boas para este ano, envolvendo atuais e novos clientes”, finaliza.