De acordo com o arquiteto André Abrão, com mestrado em Visual Merchandising e Marketing, hoje há a necessidade de as lojas físicas se transformarem em locais de experiência, onde o consumidor pode desfrutar de momentos agradáveis e se sentir o ator principal da cena. O especialista mostrou durante sua palestra na Couromoda 2019, em São Paulo, os pilares que norteiam as lojas, as tendências atuais delas e, por fim, quatro cases de lojas diferentes, que se transformaram frente à realidade atual.
A fusão de canais de venda, espaços personalizados, ambientes inspiracionais, frictionless (conceito de minimizar processos para agilizar o tempo de venda, especialmente para os consumidores mais jovens), segmentação por estilo de vida, locais ‘instagramáveis’ (nichos onde os clientes possam tirar e postar selfies), espaço de encontro e lazer e mais experiências para o consumidor são tendências atuais que as lojas físicas devem atender.
Entre os cases, vale citar o da redes de lojas de artigos esportivos Centauro, que transformou a área interna das suas unidades em vários espaços com inúmeras experiências ao consumidor. Além dela, a sapataria Paralela, de calçados femininos de preços acessíveis, que teve todo o seu visual modificado, também merece menção. Antes tradicional, o local ganhou novas cores e mobiliário, ficando mais clean e refinado. Em ambos os casos, as vendas aumentaram e a marca própria da Paralela foi valorizada, passando a vender mais também.