Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
IDV projeta aumento nominal nas vendas do varejo...
Economia surpreende positivamente no primeiro semestre
Como a RCS pode contribuir para o aumento...
Varejo em loja física pode se beneficiar com...
Vendas em lojas de shopping no inverno devem...
Estratégias para elevar experiência do seu cliente no...
Fidelização de clientes é a chave para o...
Francal Ablac Show fecha parceria com Mercado Livre
Riachuelo utiliza carros elétricos nas entregas da Grande...
Di Santinni abrirá 15 franquias ainda em 2022...

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Consumidor e colaborador são os pilares de sucesso de toda empresa do varejo

03/10/2018

O mundo mudou e o varejo também. Conforme o consultor e palestrante Eduardo Vargas, de Porto Alegre/RS, a transformação é imprevisível e atinge a todo o mercado, que deixou de viver uma era processual – industrial – e hoje encontra-se em um era inconstante e digital. Nesse contexto, a inovação deve se transformar em um processo de melhoria contínua nas empresas.

Para Vargas, não basta querer ter um negócio extremamente disruptivo, se não estiver atento aos pequenos detalhes, especialmente à excelência operacional cuidando do elemento-chave (processo) do seu negócio. “Uma padaria, por exemplo, não pode se preocupar demais em gourmetizar seus produtos e esquecer da qualidade do pão quentinho – carro-chefe do negócio”, disse. E é dentro de um cenário de mudança descontinuada e com ciclos de vida cada vez mais curtos que as empresas, especialmente as varejistas, precisam estar atentas a dois aspectos cruciais para o sucesso: o consumidor e o colaborador. E foi sobre esse tema que o mestre em Administração conduziu a palestra “Venda Mais com uma Equipe Nota 10” no evento Café com Lojistas, do Sindilojas Porto Alegre, em 27 de setembro.

Superar expectativas

Primeiramente, foque no seu cliente, estar atento ao que ele procura, suas necessidades e preocupações. Mais do que atender, supere suas expectativas entregando valor junto a sua venda. Além disso, segundo Vargas, toda inovação tecnológica deve ser encarada como uma aliada do varejo, especialmente na hora do atendimento. “A inteligência artificial está em constante evolução, mas não substitui o papel do humano nas relações e isso está cada vez mais raro em nossas relações. Buscamos digitalizar o contato com o nosso cliente e, muitas vezes, esquecemos que isso não ocupa o lugar o olho no olho, do contato personalizado e pessoalizado”, explicou.

Por outro lado, a equipe, está também se transformando e não mantém mais um comportamento passivo-operacional da era industrial. “O papel do líder herói, que tudo decide e tem sempre a última palavra, não tem mais espaço. O segredo está na união da equipe, no entendimento que o resultado é do todo, do sentimento de pertencer e cocriar”, explicou. Agora, conforme o palestrante, os funcionários querem colaborar e, por isso, buscam empresas com um ambiente que estimule essa postura.

O desafio da gestão de pessoas é desenvolver líderes e não mais gestores, ou seja, profissionais que tenham como premissa garantir o resultado presente, mas sempre projetando e construindo o futuro do negócio junto com a equipe. Por isso, “troque o ‘ou’ pelo ‘e’. Afinal, sempre há as suas características e as do outro e é muita pretensão acreditar que já se sabe todas as respostas. Mais do que isso, saiba todas as perguntas, questione, indague sua equipe e crie um ambiente favorável, estimulador e confiável”. Propósito, autonomia e constante aprendizagem. Mais do que oferecer um trabalho, ofereça uma causa para o colaborador. “Não diga o que precisa ser feito, mas como e porque precisa ser feito”, concluiu.

Consumidor e colaborador são os pilares de sucesso de toda empresa do varejo was last modified: outubro 4th, 2018 by Ablac
0
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Couromoda 2021 é adiada para dias 1º,...

01/12/2020

Dados e clientes: os maiores ativos do...

11/08/2020

O que os passos do seu consumidor...

22/07/2021

Varejo de calçados prevê comprar 80% do...

16/05/2022

Brasil está no topo em atendimento omnichannel

02/01/2019

73 shoppings deverão estar abertos nesta segunda-feira

04/05/2020

Dia das Crianças pode ter o melhor...

09/10/2017

Como empoderar os vendedores em tempos de...

20/04/2021

Kidy celebra 30 anos com ação de...

16/09/2020

Dia dos Pais: pesquisa indica que 63%...

05/08/2019



Agenda

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100

SICC 2023
Data: 22 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889


Topo