Ablac
  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato
Notícias
Varejo de calçados prevê comprar 80% do estoque...
Gang inaugura primeira loja em Bento Gonçalves
Couromoda lança edição de 2023 em café da...
Linx proporciona experiência inédita no Metaverso durante SICC...
Decathlon amplia atuação e abre sua primeira loja...
76% dos consumidores tem intenção de ir às...
SICC terá imersão no metaverso e experiência omnichannel
Dopamine dressing é mote da campanha da Couromoda...
Kidy apresenta linha de calçados inspirada no jogo...
SICC abre credenciamento e promete impulsionar crescimento setorial

Ablac

  • Ablac
    • A ABLAC
    • Diretoria
    • Avisos e Convites
    • Estatuto
    • Legislação
    • Política de Trocas
    • Mensagem do Presidente
  • Associados
  • Fórum
    • Campanha de Valorização e Promoção do Calçado
    • Grupo de Atuação Política
    • Grupo de Discussão para Evolução do Varejo
  • Galeria
  • Notícias
  • Artigos
  • Revista
  • Imprensa
  • Acesso Restrito
  • Contato

Terceira idade oferece oportunidades de negócios a todo o varejo

27/09/2018

O aumento da população idosa – que deve triplicar nas próximas quatro décadas no país – revela oportunidades para o varejo em geral. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em todas as 27 capitais brasileiras, indica que 68% dos idosos acessam a internet, sendo que 47% deles costumam ficar conectados todos os dias e 63% possuem smartphone.

77% dos 612 consumidores com mais de 60 anos entrevistados acessam a internet por smartphone, 40% pelo computador, 30% por meio do notebook e 14% pelo tablet. Os principais motivos para navegar na internet são manter o contato com conhecidos (68%), ficar informado sobre os principais assuntos que acontecem no mundo (47%), buscar informações sobre produtos e serviços (44%), fazer transações bancárias (28%), não ficar ultrapassado (21%) e fazer compras (21%). Os itens mais adquiridos são eletroeletrônicos (60%), eletrodomésticos (56%), viagens (43%), livros (33%), móveis (30%), roupas e calçados (30%) e remédios (28%).

A pesquisa também revela o expressivo potencial de consumo ainda inexplorado pelo mercado físico em relação a esta parcela de brasileiros. Mais da metade dos entrevistados (52%) considera difícil encontrar algum produto específico para a terceira idade, principalmente alimentos (17%), locais para sair que tenham público da terceira idade, como bares, restaurantes e casas noturnas (16%), aparelhos celulares com letras e teclados maiores (15%) e roupas (12%).

Locais de compra

Em relação aos locais em que mais costumam fazer compras, 48% citaram ir com frequência a farmácias e drogarias, 36% a lojas de rua ou bairro e 36% a lojas de departamento. Quanto aos aspectos a serem melhorados nos estabelecimentos, os entrevistados destacaram o atendimento (48%), rótulos de produtos fáceis de ler (33%), bancos para descanso (32%), boa iluminação (27%) e embalagens mais fáceis de abrir (26%).

Para a economista do SPC Brasil, Marcela Kawaut, o mercado ainda tem muito a oferecer ao público da terceira idade. “Os idosos podem ser consumidores ativos e exigentes, como qualquer pessoa. Querem investir em qualidade de vida, sabem de suas necessidades e prioridades, mas nem sempre encontram produtos e serviços que atendam a estas expectativas. As empresas têm uma oportunidade de ouro, sobretudo nas próximas décadas, em termos financeiros, já que a população idosa ainda irá crescer muito”, observa.

Terceira idade oferece oportunidades de negócios a todo o varejo was last modified: outubro 4th, 2018 by Ablac
0
Facebook Twitter Google + Pinterest

Veja Também

Pix é segunda forma de pagamento mais...

14/09/2021

Reforma tributária terá parecer apresentado até 3...

27/04/2021

Patrus apresenta novo posicionamento de comunicação

10/03/2020

ERP será cada vez mais assistente digital...

01/07/2019

Pesquisa mostra que 60% dos participantes costumam...

24/03/2021

Marcas apostam em ‘detox digital’ e curadoria...

01/04/2019

Aumenta participação das MPMEs no faturamento geral...

03/02/2020

Até 2024, Labellamafia pretende operar 300 franquias...

18/03/2022

Como faturar na internet sem ter uma...

29/08/2017

Uso de dados e a personalização do...

23/04/2020



Agenda

SICC 2022
Data: 23 a 25 de maio
Local: Serra Park
Cidade: Gramado/RS
www.sicc.com.br
Telefone: 51 3593.7889

Francal 52ª Ablac Show
Data: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.francal.com.br
Telefone: 11 2226.3100

Couromoda 2023
Data: 16 a 18 de janeiro
Local: Expo Center Norte
Cidade: São Paulo/SP
www.couromoda.com
Telefone: 11 3897.6100


Topo