Coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, o designer Walter Rodrigues falou nesta segunda-feira a uma plateia de lojistas na Francal sobre as tendências de moda que devem apostar na próxima estação, dando dicas de visual merchandising.
De acordo com Rodrigues, a coleção deve ser pensada como numa pirâmide, cuja base, equivalente a 60%, deve ser de peças mais fáceis de comercializar, voltadas para os clientes já fidelizados. Outros 30% dessa coleção podem ser de apostas, com as tendências de moda do momento e 10% de produtos altamente inovadores. “Hoje o consumidor tem múltiplas escolhas, o concorrente do sapato pode ser uma viagem ou uma ida a um restaurante, por exemplo; daí a necessidade de se ter um produto sensacional,” justifica.
Como consequência de uma guinada à direita na política, com a eleição de Trump nos EUA e a questão dos refugiados na Europa, a moda busca algo mais leve, colorido e com elementos que nos remetem à cultura desses povos relegados ao segundo plano. Ao mesmo tempo o centenário da revolução russa, em 2017, nos trouxe uma riqueza de detalhes como flores bordadas, corações, volumes exagerados e blocos de cores. Calçados e bolsas com essas características estão na base da pirâmide e devem responder por 60% do estoque.
Os 30% da coleção se destacam pela leveza, mais uma reação ao momento presente, de crise e depressão. Aqui a ideia de transparência e de suspensão no ar é fundamental. As peças se caracterizam por detalhes transparentes, por meio de PVC ou telados, sobreposição de telas coloridas trazendo uma nova cor e recortes vazados. Tênis com cabedal em tricô, que proporcionam conforto extremo, assim como materiais mais leves, estão em alta. Bolsas bem pequenas entram nessa tendência. “Sua cliente pode querer algo novo, mas não poder gastar muito; daí uma bolsa pequenininha vai dar a sensação de algo novo, sem muito gasto,” explica.
Já o toque de ousadia pode ficar para o restante (10%) e pode ser traduzido pelo extraordinário, como, por exemplo, calçados estampados; um pé de cor diferente do outro; sapatos masculinos com mais humor, listras e curvas, patchworck, inclusive em denim.
Visual Merchandising traduz as tendências
Nas vitrines o designer sugeriu elementos que transmitam a leveza que se busca por meio de materiais transparentes como o plástico, o acrílico, balões suspensos ou mesmo itens circulares, que nos remetem a borbulhas, traduzidas em acessórios com detalhes de pérolas, cristais e ferragens. Outra ideia seria explorar os florais em papeis de parede, tecidos, caixas, mesclando-os inclusive. As listras também podem entrar nesse cenário, combinadas entre si. (Fonte: Primeira Página)