“Pare de fazer barulho e comece a fazer dinheiro” foi o tema da palestra do pesquisador de inovação e sócio-diretor da Pmweb, Augusto Rocha, na manhã desta terça-feira, 29, durante o Café com Lojistas Especial da 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, no Centro de Eventos Fiergs.
“O recurso mais valioso no mundo hoje não é mais o petróleo, mas sim os dados”, declara Rocha, considerando que todo o mercado é digital e isso não pode mais ser ignorado. Segundo ele, quem tem a capacidade única de utilizar os dados consegue ter valor de mercado superior e maior capacidade de lucro.
Rocha explica que até 2011 as cinco empresas mais valiosas do mundo eram da área do petróleo. Decorridos sete anos, são as de tecnologia: “Hoje nos Estados Unidos há um movimento no sentido de que as companhias que trabalham com dados sejam divididas. Isso evitaria o monopólio de mercado, dando espaço para mais negócios de diferentes empresas”.
Relacionamento
Os novos conceitos de relacionamento entre empresas e seus clientes ganhou força por meio dos novos canais de interação. “As empresas com marca forte estão diminuindo seu valor de mercado, enquanto as empresas que se relacionam melhor com seus clientes estão aumentando o valor de suas marcas”, afirma. Rocha trouxe como exemplo a Amazon, que tem 80 milhões de clientes em sua base de dados – que pagam para comprar pela plataforma.
“E como se compete com a Amazon?”, questionou. “É obvio que existe transformação e muitas empresas vão fechar suas lojas, mas as melhores certamente continuarão expandindo seus negócios. Não se pode combater o concorrente da mesma forma que se combatia tradicionalmente. É preciso fazer os movimentos certos, investindo em aquisições, observando o que está acontecendo no mundo”, destaca.
Segundo Rocha, a Amazon é a empresa que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. “Esta visão de futuro fará a diferença nos empreendimentos que darão lucro daqui para frente”, afirmou.
Tendência
“Ao longo do tempo, a comunicação com os clientes vem fazendo barulho, mas nem sempre isso se converte em lucro”, disse Rocha. “A sociedade está mudando e as empresas também precisam mudar para continuar existindo. Hoje o grande desafio é entender cada vez mais o cliente, não apenas suas necessidades, mas lhes proporcionar além do que seja considerado sua melhor experiência. Fazer diferente é o grande desafio”, destacou.
Ainda segundo Rocha, somente oferecendo o que é diferente é que as empresas conseguirão proporcionar aquilo que a nova geração de clientes e consumidores esperam do mercado. “Estamos há um ano e meio de 2020, quando deveremos experimentar um carro voador do Uber. Isto representa o investimento que as empresas estão fazendo em busca de soluções diferentes. E o Uber é um belo exemplo desse processo”, concluiu. (Texto Guilherme Ricacheski – Foto Juliano Blotta)