Desde 2012 à frente do Assaí Atacadista, o CIO (Chief Information Officer) André Ricardo Campos encerrou a tarde de palestras do primeiro dia da 6ª edição da FBV. Campos contou à plateia como transformou a rede de atacado na maior unidade de negócios do Grupo Casino e do Grupo Pão de Açúcar. O segredo do sucesso, confidenciou, são basicamente dois: ambientação e preço. Campos é o responsável pela remodelagem e pelo reposicionamento das lojas do grupo, que investe em gestão de gente, automação, otimização de processos e muita inovação.
“Atuamos como parceiros dos pequenos empreendedores, para que tenham acesso a preços atrativos mesmo comprando em pequenos volumes. E se para eles está bom, para o consumidor final também está”. Os números do negócio não mentem: entre 2016 e 2017, 12 milhões de famílias migraram para o atacado e outros 300 mil clientes foram conquistados após o lançamento do cartão Passaí, em junho do ano passado.
O Assaí cresceu 650% desde 2012. Com 30 mil colaboradores e lojas em 18 estados do país, recebe 214 milhões de clientes por ano. Para se ter uma ideia, pelos parques da Disney circulam cerca de 80 milhões de pessoas anualmente. “Passam por nossas lojas três vezes mais gente do que pela Disney”, compara Campos. Quando assumiu a rede, em 2012, implementou a diretriz de “fazer o básico bem feito”. A regra adotada pela rede inclui um conjunto de máximas que Campos detalhou para o público. Entre elas: simplifique, seja fiel aos consumidores, engaje seus colaboradores, dê atenção aos detalhes, meça para aprimorar e, principalmente, experimente. “É preciso estar disposto a arriscar, criar novas ferramentas e situações para mudar a experiência de compra do cliente”, ensinou. (Fonte FBV – Texto Guilherme Ricacheski / Foto Cassius Souza)