Mesmo com a retração do mercado brasileiro, o segmento de calçados masculinos cresceu tanto em volume de pares vendido quanto em valores em 2017, sendo o único que obteve desempenho positivo no comparativo com 2016.
Pesquisa Consumo de Calçados em 2017, realizada pela empresa Kantar Worldpanel para a Ablac, revela que o segmento registrou aumento de 4% em volume e 20% em valor no ano passado, desempenho que contrasta com o de seus coirmãos. O segmento feminino teve queda de 11% em volume e crescimento de 0,3% em valor e o infantil registrou redução de 15% em volume e 12% em valor.
A pesquisa entrevistou 10.871 famílias, representando um universo de 160 milhões de pessoas, em sete grandes regiões brasileiras: Norte/Nordeste, Centro-Oeste, Leste/Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior de São Paulo e Sul.
Fabricantes e lojistas podem adquirir a pesquisa através dos e-mail secretaria@ablac.com.br ou revistadaablac@gbmcomunicacao.com.br.
Conforme o levantamento, 60% dos brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2017, o que representa queda de 15% em relação a 2016. A frequência de compra aumentou 7%, passado para 3,1 vezes/ano, mas não compensou a perda de compradores. O volume médio caiu 2%, para 1,2 par por visita/ida à loja. Já o preço médio do par ficou em R$ 71,18 (+4,22%) e o tíquete médio chegou a R$ 91,09 (+12% em relação a 2016).
SÍNTESE DA PESQUISA
60% dos brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2017
-15% em relação a 2016
A frequência de compra foi de 3,1 vezes/ano
+7% sobre 2017
O volume ficou em 1,2 par por visita/ida à loja
-2% sobre 2016
Preço médio do par ficou em R$ 71,18
+4,22%
Tíquete médio chegou a R$ 91,09
+12% em relação a 2016
Desempenho por canal
O resultado da pesquisa evidencia que as lojas de calçados foram duramente atingidas pela crise econômica, tal como havia sido em 2016. “Nos últimos dois anos, as operações físicas perderam 28% dos shoppers, abrindo espaço para canais alternativos, como os magazines e as lojas de vestuário, que aumentaram seu market share”, enfatiza Tathiane Frezarin, diretora de novos negócios da Kantar Worldpanel.
Em relação ao volume de pares vendido, a participação das lojas de calçados caiu de 55% para 46%. Já no que tange ao valor, a importância delas baixou de 69% para 58% em 2017. Os magazines, em contrapartida, melhoraram sua participação no mercado de calçados, crescendo tanto em volume (de 14% para 20%) quanto em valor (de 17% para 24%).
Gastos 12% maiores nas lojas
Mas alguns fatores foram positivos para as lojas de calçados em 2017. Conforme a pesquisa, o shopper das lojas de calçados não apenas as visitou mais vezes como também gastou 12% mais no último ano, chegando a R$ 115,00 por ocasião/visita. Ainda que a penetração do setor tenha caído 10,5% e o volume por ocasião tenha diminuído 2%, as lojas registraram aumento de 10% na frequência de compras, 12% no tíquete médio e 16% no preço médio em 2017. Lojas de calçados também foram o canal mais procurado pelos brasileiros, tendo a maior frequência e o maior tíquete médio que os demais.
COMPARATIVO
LOJAS DE CALÇADOS
Penet. (p.p)….. Frequência de compras….. Tíquete médio….. Volume por ocasião….. Preço médio
36,1……………… 2,3…………………………………… 114,89……………… 1,25…………………………… 92,01
MAGAZINES/VESTUÁRIO
Penet. (p.p.)….. Frequência de compras…. Tíquete médio….. Volume por ocasião….. Preço médio
17,2………………. 2,2…………………………………… 108,7………………. 1,22……………………………. 88,89
As lojas são responsáveis por 61,5% das vendas de calçados femininos, 24% de masculinos e 14,5% de infantis no Brasil. Conforme a pesquisa da Kantar Worldpanel, 93,3% dos calçados são vendidos em lojas localizadas fora de shoppings.
Em relação ao perfil demográfico, há um equilíbrio/alinhamento entre os canais. Nas lojas de calçados, 22,4% dos clientes, em 2017, eram da Classe D/E, 48,7% da C e 31,1% da A/B. E a maior parte dos consumidores tem 45 anos ou mais e 61,5% são mulheres.
LOJAS DE CALÇADOS
Perfil dos consumidores
CLASSE SOCIOECONÔMICA
Classe A/B….. Classe C….. Classe D/E
31,1%…………. 46,6%……… 22,4%
IDADE
45 anos ou +……. 35-44 anos…… 25-34 anos…… 0-24 anos
27,6%………………. 16,2%…………… 17,8%………….. 38,5%
SEXO
Feminino…… Masculino…… Infantil
61,5%……….. 24%…………… 14,5%
Promoções favorecem magazines
Um dos fatores que explicam o bom desempenho de vendas de calçados dos magazines, segundo a pesquisa, está relacionado às promoções. A percepção dos consumidores quanto a este fator aumentou 42% em 2017, ou seja, é cada vez maior o número de pessoas que compram calçados em promoção nos magazines. Nas lojas de calçados, ao contrário, os itens promocionados têm pouco importância para os consumidores, que não os veem como bons atrativos de compra.
Desempenho de fabricantes e marcas
Pela primeira vez, a pesquisa sobre o consumo de calçados em 2017 identificou o comportamento de vendas de indústrias. Beira Rio, Vulcabras e Grendene registram os maiores aumentos em volume de pares vendido. Beira Rio e Vulcabras também foram destaque em valor, juntamente com Nike.
Como o varejo pode atrair de volta os consumidores
Tathiane Frezarin enfatiza que a pesquisa da Kantar Worldpanel indica uma leve recuperação da economia brasileira em 2018, com índices econômicos melhores que os atuais. Cesta alimentar e mercado de roupas, por exemplo, recuperam o crescimento em 2017. “O calçado precisa atrair de volta os seus shoppers”, enfatiza. Para isso, segundo ela, é importante colocar em prática os seguintes aspectos.
- Ter sortimento adequado. Varejo deve ter produtos para todos os bolsos e evitar a ruptur
- Facilitar o pagamento. Lojas devem oferecer parcelamento, descontos, promoções, etc.
- Comunicar e fidelizar. Em períodos de dificuldades como o atual, as lojas devem comunicar-se corretamente com seu público, promover e divulgar eventos, investir em programas de fidelização e utilizar intensamente as redes sociais para atrair os consumidores.